Curso para jovens de Bovinocultura Leiteira inicia em Mondaí

A Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) e a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Mondaí, com o apoio da Secretaria de Assistência Social, Secretaria de Educação e Cultura, Cooperativa A1, Agropecuária Bremar, Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar, Banco do Brasil, Sicredi, Sicoob, Cresol e Cidasc, iniciaram o curso de bovinocultura leiteira para 30 jovens rurais do município de Mondaí que foram indicados pelas entidades parceiras.

O primeiro encontro do grupo foi realizado nesta terça-feira (21), sendo que na parte da manhã foi iniciado com a abertura do curso com a presença de autoridades e representantes das entidades parceiras e logo após o Extensionista Rural da Epagri – Gerência Regional de Palmitos, engenheiro agrônomo Jean Pierre Pilger, apresentou o conteúdo programático do curso e ministrou a palestra com o tema “Proposta da Epagri para Produção de Leite em Santa Catarina”.

Na parte da tarde o grupo foi até o município de Cunha Porã para uma visita técnica na propriedade da Família Küttner para conhecer o planejamento desta propriedade em diferentes questões como pastagens perenes, sistema de piquetes, água e sombra, bem como o manejo, conservação e fertilidade do solo, dentre outras situações que são fundamentais para uma gestão da atividade leiteira.

Conforme o Gerente Regional da Epagri de Palmitos, Mircon Frühauf, que esteve presente na abertura do curso em Mondaí destaca que a capacitação objetiva formar um espaço de encontro para a juventude, que visa estudar os princípios da área técnica, gerencial, ambiental, humana e social. “Estamos através desta grande parceria proporcionando este curso para discutir o futuro e construir propostas para o desenvolvimento da agricultura, com renda e qualidade de vida, permitindo assim a sucessão familiar através destes jovens”, finaliza Frühauf.

Segundo o Prefeito Municipal, Valdir Rubert, que também esteve presente na abertura do curso ressalta a importância da capacitação e agradeceu a todos os envolvidos. “A união promove grandes projetos e a prova disso é o início deste curso em Mondaí, pois através da união dos esforços de todos os parceiros daqui a nove meses teremos um grupo de 30 jovens capacitados em organização, gestão e liderança das propriedades, com a certeza de estimular da sucessão familiar, garantindo a produtividade leiteira do município e promovendo crescimento pessoal dos mesmos. Parabéns a todos os parceiros envolvidos no curso, pois a união vai fazer a diferença na vida de cada jovem que está participando”, argumenta Rubert.

 

 

Ivomar Rauber Jornalista Reg 0006945/SC

Fotos: Ivomar Rauber

Assessor de Comunicação da Prefeitura de Mondaí