NASF de Mondaí realiza atividades do Projeto Proteja do Ministério da Saúde

Na quarta-feira (26), o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), em parceria com a Secretaria de Educação, desenvolveu atividades do Projeto Proteja do Ministério da Saúde com turmas dos 5º anos da Escola Gessy Spier Averbeck.

O projeto tem o objetivo de proporcionar estratégias para prevenção e atenção à obesidade infantil, contemplando várias ações que oportunizam às crianças uma rotina diferente, passando a despertar nelas hábitos mais saudáveis.

Dentre as atividades realizadas teve uma gincana organizada pelos profissionais do NASF que buscou despertar os cinco sentidos em relação a alimentação coordenada pelo estagiário de nutrição Jonathan Schmidt, atividades físicas organizada pelo professor da Academia da Saúde Maicon Wolff e por fim tiveram um lanche saudável preparado pelas nutricionistas Daina Melz do NASF e Joyce Bianca Walker dos Prazeres da Secretaria de Educação.

Conforme a Assistente Social e Coordenadora do NASF, Susane Spezzato destaca que as atividades e orientações nutricionais foram desenvolvidas de forma lúdica, oportunizando que as crianças percebessem que é possível cuidar da Saúde de forma simples e divertida, desfazendo mitos onde comer certo é ruim, difícil e caro. E na parte da atividade física buscou estimular as crianças de maneira desafiadora e com objetos que praticamente todos tem em casa e que inclusive pode ser realizado em família. “Estamos semeando hoje pequenas atitudes que podem fazer a diferença na Saúde e qualidade de vida de nossos futuros adultos”, finalizou Susane.

As crianças receberam uma garrafinha de água para estimular o consumo  e um livreto com receitas que poderão fazer em casa com a família.

Esse trabalho foi um projeto piloto, que após avaliação dos resultados será melhorado e adequado às demais turmas das séries iniciais de todas as escolas do município.

 

 

 

Ivomar Rauber Jornalista Reg 0006945/SC

Fotos: Divulgação

Assessor de Comunicação da Prefeitura Municipal de Mondaí