Mondaí recebe reservatórios de água da Defesa Civil Estadual

O Município de Mondaí recebeu na sexta-feira (08), da Defesa Civil de Santa Catarina, 11 reservatórios de água de 20.000 litros cada um.

O valor total dos reservatórios foi de R$ 105.449,74.

Com base no plano de trabalho encaminhado pela Defesa Civil Municipal de Situação de Emergência no dia 22/12/2021, decreto sob o número 5.584, devido à Estiagem COBRADE 1.4.1.1.0, que afetou o abastecimento de água para o consumo humano, e dessedentação animal, em todo território de Mondaí, afetando com maior intensidade a zona rural.

A ação da Defesa Civil do Estado de Santa Catarina é uma resposta de mitigação devido à estiagem que causou o exaurimento hídrico de várias fontes superficiais nas propriedades do interior, afetando tanto o consumo humano quanto a dessedentação animal.

Segundo o Agente da Defesa Civil de Mondaí, Paulo Anhaia, as caixas beneficiarão a linha Mondaizinho, linha Barra Escondida, linha Tatu com dois reservatórios cada, linha Catres e Ervas cinco reservatórios. “Vamos contemplar aproximadamente 1.600 pessoas, que sofrem com escassez de água na estiagem, visando aumentar a capacidade de armazenamento de água potável com esses reservatórios de 20 mil litros cada”, ressalta Anhaia.

De acordo com o Prefeito Municipal, Valdir Rubert, aproveitou para agradecer a Defesa Civil, pois através de ações como estas ajudam a minimizar a falta de água nas estiagens. “Em especial meu agradecimento a Defesa Civil pela destinação dos 11 reservatórios de água para o nosso município, que serão de grande importância, e que vão auxiliar no fornecimento de água às famílias que ainda sofrem com a escassez no interior nos períodos de estiagem”, finalizou Rubert.

Ivomar Rauber Jornalista Reg 0006945/SC

Fotos: Ivomar Rauber