DRM de Mondaí aplica “rachão” em uma estrada do interior

A Secretaria Municipal de Obras, Urbanismo e Serviços Públicos de Mondaí está desenvolvendo um trabalho de reestruturação das estradas do interior que está demandando mais tempo.

Segundo o secretário da pasta, Karlheinz Koelln, na linha Ervas está sendo aplicado rachão que é um material entre o cascalho normal e pedras, sendo espalhado pelo trator de esteira. Nesse caso aplica-se uma camada bem grossa para formar uma boa base na estrada. “Esse trabalho nós queremos fazer em mais estradas do nosso município”, reforça o secretário.

Conforme Koelln, existe uma deficiência nas estradas relativo à base delas, pois estão muito baixas e, por essa razão está sendo aplicado mais material para erguê-las, essa atitude também visa o melhor escoamento das águas pluviais. Destaca-se que é extremamente importante conseguir evitar águas pluviais no leito das estradas.

Karlheinz reforça que a ideia deste trabalho é criar e garantir uma maior longevidade das vias, pois algumas estradas estão sendo feitas de três a quatro vezes por ano, em sendo assim o Departamento Rodoviário Municipal (DRM), não consegue dar o giro em todas as comunidades.

Ainda de acordo com o Secretário, os desaguadores são fundamentais serem feitos em número elevado para que não acumule águas que afetam as lavouras. É necessário dissipar as águas, ou seja , dividir, espalhar as águas. Se não tirarmos as águas pluviais das vias a população não terá estradas. “E todos nós sabemos que a estrada tem função de lazer, escoamento da produção e ainda tem a questão da saúde, pois nossas ambulâncias podem rodar com mais segurança e agilidade, todos só têm a ganhar com isso”, reforça Koelln.

Karlheinz destaca que está previsto no planejamento do DRM , que a equipe do Norte vai concluir a linha Tigre, depois Leãozinho, Sabiá, linha São Cristóvão, Sanga Forte, Tatu, linha Antas, seguindo a sequência. E na equipe do sul os trabalhos devem seguir na linha Ervas, Barra Escondida, Pirapocu, Mondaizinho, Alto Mondaizinho, Taipas e assim sucessivamente até chegar em Catres.

E por fim o secretário pede a colaboração dos moradores para que retirem as cercas elétricas muito próximas das vias, pois as mesmas dificultam os trabalhos das máquinas. “Nós não queremos danificar essas cercas, nós queremos poder fazer as estradas sem prejudicar os municípes”, finalizou Koelln.

Ivomar Rauber Jornalista Reg 0006945/SC

Assessor de Comunicação da Prefeitura Municipal de Mondaí