Governo de Mondaí realiza “Campanha de Recolha” para eliminar focos do Mosquito Aedes Aegypti

A Secretaria Municipal da Saúde de Mondaí, por meio da equipe da Vigilância Epidemiológica e Sanitária, e em parceria com as entidades Lions Clube e Associação Comercial e Industrial e Câmara de Dirigentes Lojistas (ACIM/CDL), realizará a “Campanha de Recolha”, que consiste em um Mutirão de limpeza em em bairros do Município, visando eliminar possíveis criadouros e focos do Mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue.

A recolha acontecerá nos Bairros Antas (dias 25/03 e 26/03) e Capivara (dias 01/04 e 02/04). Estes são os bairros com menor incidência de casos de Dengue.

A equipe da Vigilância epidemiológica explica que a ação se trata de uma prevenção nestes bairros, para bloquear o aumento dos focos do mosquito. Dessa forma, todos os moradores dos bairros Antas e Capivara devem limpar seus pátios e deixar os materiais como lixos e entulhos, bem embalados, em frente as suas casas para facilitar a recolha. Enfatizando que, as equipes não irão entrar nos pátios, e sim recolher somente o que estiver em frente das residências.

Já os bairros que possuem os maiores números de pessoas com Dengue são os bairros Floresta, Bela Vista, Centro e Uruguai. Nestes bairros, está sendo realizado o “Bloqueio Transmissional” da Dengue, que consiste em um procedimento chamado “Fumacê”. A Secretaria de Estado de Saúde realiza a ação, que acontece por meio de equipamentos que emitem uma fumaça com baixa quantidade de agrotóxico, que não faz mal algum para a saúde da população, visando eliminar 10% dos mosquitos (adultos) da dengue, ou seja, larvas não morrem com a fumaça. Dessa forma, os cuidados e medidas de prevenção contra a proliferação do mosquito devem permanecer.

A Secretaria Municipal de Saúde e a Vigilância Epidemiológica, destacam que a conscientização da população nesse momento é a peça chave, para combater o vetor.

A Vigilância Epidemiológica solicita a colaboração da população, para que se atenham aos cuidados, a fim de evitar a proliferação do mosquito e consequentemente o aumento dos casos de Dengue.

Os cuidados são simples como cuidar dos quintais, evitando acúmulos de lixos, não depositar lixos fora dos sacos plásticos nas lixeiras públicas, não descartar materiais e resíduos a “céu aberto”, visto que, podem acumular água da chuva e se tornar criadouros, dentre outros cuidados. Se cada um fazer a sua parte, todos estaremos seguros e protegidos.

O Mutirão faz parte das ações realizadas pela Administração Municipal, para combater a proliferação do mosquito que além de transmitir a Dengue, também transmite a Febre Chykungunia e o Zíca Vírus.

Confira abaixo o Cronograma de Recolha de galhos e entulhos em todos os bairros de Mondaí.

Faça sua parte você também. Juntos somos mais fortes!!

Assessora de Comunicação/Município de Mondaí