Mondaí promove palestra sobre Arqueologia

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura, por meio do Departamento de Cultura e do Diretor do Museu Hugo Gemmer, promoveu nesta semana, palestras com o tema “Vestígios de um passado presente: sobre arqueologia”.

As palestras foram ministradas pela doutora em Arqueologia e professora da Unochapecó Mirian Carbonera. O público alvo foi professores, estudantes, comunidade em geral.

Conforme a secretária de educação e cultura Sandra Regina Callai Schuh, o objetivo é expor para a comunidade diferentes ações de pesquisa e valorização do patrimônio arqueológico realizadas no município de Mondaí desde 2019.

O Prefeito Valdir Rubert explica que conteúdo da palestra também fará parte de um capítulo de livro que será publicado para comemorar o centenário da colonização de Porto Feliz (atual Mondaí), com previsão de publicação para maio deste ano.

Essas ações apoiadas pelo IPHAN, Edital Elisabete Anderle e Fapesc, tem levantado informações muito importantes sobre o passado mais antigo da região, tanto sobre povos antigos e também ambiente e clima, especialmente dos últimos 10 mil anos. No momento, as ações de pesquisa estão centradas nas linhas Catres e Ervas, mas a ideia é que com a ajuda da comunidade as ações possam ser ampliadas.

Assessora de Comunicação/Município de Mondaí