Cavalgada Unidos pela Tradição passa por Mondaí

Na manhã de quinta-feira, dia 12 de junho, o grupo da Cavalgada Unidos pela Tradição, passou em frente à Prefeitura de Mondaí, após pernoitar no CTG Sentinela do Uruguai. Na oportunidade estiveram conversando com o Prefeito Lenoir da Rocha e lhe entregando uma lembrança.  Essa é a primeira edição da Cavalgada contando com participantes de São Miguel do Oeste, Iporã do Oeste e Santa Helena. O objetivo é divulgar os encontros campeiros que são realizados em toda a região. Foi formada uma associação de grupos de Cavalarianos de São Miguel do Oeste, que conta com grupos em Bandeirantes, em Descanso, Belmonte, Santa Helena, São João do Oeste, Iporã do Oeste e também no município de Mondaí.

Em Mondaí passaram 10 cavalarianos e uma equipe de apoio que presta assistência especial. Noemi Furlan é a única mulher acompanhando a Cavalgada e publica em Redes Sociais as notícias do percurso. Ao final do percurso, que deve ocorrer em 20 de junho, segundo Noemi, várias mulheres irão até Carazinho, pois lá acontecerá um baile no CTG, para a confraternização das famílias, encerrando então essa cavalgada. Noemi garante ser uma amante dessa tradição. “Nasci no Rio Grande do Sul na cidade de Chapada, onde é um dos trajetos que a cavalgada irá passar. Desde criança sempre gostei muito da história da tradição e acompanhamos sempre as cavalgadas”, comenta Noemi.

A Cavalgada Unidos pela Tradição deve ocorrer a cada dois anos, por ser um percurso longo. Este grupo irá percorrer um percurso de 280KM a cavalo, onde será cavalgado 30KM por dia 15 de manhã e 15 a tarde, para que assim possam descansar os cavalos como também os cavaleiros.  Segundo Rudimar Francisco Almeida dos Santos, organizador, a expectativa do grupo é de aumentar o número de cavalarianos. “A gente fica muito satisfeito porque até agora os municípios tiveram um carinho e uma atenção muito afetuosa para conosco, só temos  a agradecer a todos, inclusive as comunidades do interior”, comenta o Cavaleiro.

O Prefeito Lenoir falou a respeito da satisfação em receber os cavalarianos neste  movimento tradicionalista que se torna cada vez mais forte. “Nós ficamos muito contentes pois também participamos desse movimento, fazemos as nossas cavalgadas por aqui, e é uma forma  de continuarmos cultivando a nossa tradição e passando para os  nossos sucessores que são os nossos filhos e netos. É muito bom  ver quando mais pessoas participam desse movimento e essa é também uma forma de cultivar a tradição, as cavalgadas, o amor aos cavalos. As pessoas que fazem essas cavalgadas são o exemplo de tradicionalismo”, finaliza Lenoir.