Prefeito de Mondaí participou de viagem de estudos na Europa

No mês de maio o Prefeito Lenoir da Rocha esteve realizando uma viagem de estudos pela Europa, nos países de Portugal, Espanha, Itália e Alemanha.  Prefeitos de outras cidades também estiveram participando da viagem no período de 16 a 30 de maio, adquirindo conhecimento em diversas áreas, com idéias que poderão inclusive ser aplicadas no município de Mondaí.

            A primeira cidade a ser visitada foi Lisboa, em Portugal, onde Lenoir esteve participando de uma palestra na Prefeitura, abordando principalmente os meios de locomoção. Na cidade de Moura foi realizada visita ao parque de Voltaico, sendo um parque de energia solar de placas solares, o maior parque solar do mundo. “Em Portugal pode-se aprender muito e ter novos conhecimentos sobre a mobilidade urbana e produção de energia elétrica. A vida dos portugueses é semelhante a nossa, sendo um país muito receptivo”, destaca o Prefeito Lenoir.

            Na cidade de Barcelona, na Espanha, segundo Lenoir, o recolhimento do lixo é feito através de sistema de coleta considerado o mais moderno do mundo, que é o vácuo. “Este é um sistema de tubos que passam por até cinco metros da superfície, chegando até a unidade coletora na periferia da cidade. Foi à maneira mais limpa que a Prefeitura da cidade encontrou para coletar o lixo”, comenta o Prefeito. Este processo de recolha a vácuo já está sendo desenvolvido em cerca de 150 cidades. De hora em hora, quando os resíduos são colocados nas bocas, o trajeto do lixo se inicia. Chegando a unidade, o lixo entra no contêiner que após cheio, vai para usinas de triagem, onde papéis, latas, plásticos são reciclados e o lixo orgânico se torna combustível para geração de energia elétrica.

            Durante a visita na Itália, na cidade de Bologna, pôde-se perceber que esta é uma região privilegiada, rica em hortas, pastagens, agricultura, pecuária, fornecendo ao mundo, produtos reconhecidos como genuínos. Boa parte do sustento tem origem na produção de alimentos sendo que 70% da população são rurais, sendo modelo de associativismo e gestão de pequenas propriedades. Em Veneza, onde o meio de transporte é exclusivamente fluvial, foi possível perceber que a economia é baseada no turismo e que a cidade está aparentemente condenada. A água já inundou o primeiro piso de vários prédios.

Na Alemanha, o Prefeito Lenoir, destaca a cidade de Nürnberg. Lá existe a nova matriz energética, mini-hídricas, com equipamentos destinados à produção de energia, aproveitando o potencial da água em pequenas represas ou quedas d’água através de turbinas conhecidas como parafusos de Arquimedes. São obras de baixo custo com alta produção de energia elétrica sem afetar o meio ambiente.

 

            Pela avaliação do prefeito de Mondaí, a viagem foi muito proveitosa para todos, abrindo novos horizontes aos que participaram. “Logicamente que estivemos visitando cidades de primeiro mundo e o Brasil está em desenvolvimento, mas daqui a algumas décadas esperamos que nosso país consiga chegar àquele patamar”, comenta Lenoir que destaca ainda a organização das propriedades rurais na Alemanha, onde não se perde nem um pedaço de terra que não seja utilizada. “Tudo é aproveitado 100%. A questão de organização de todo sistema produtivo das propriedades e o cuidado que eles têm para que elas se tornem produtivas em todos os sentidos nos deixou impressionados”.

            As áreas na Alemanha que não são ocupadas com agricultura são reflorestadas em forma de consórcio. Quando a madeira é retirada para as indústrias, o que sobra é triturado e transformado em adubo. Tudo é aproveitado, não se perde nada. Na questão do Trânsito, Lenoir comenta que as estradas são excelentes. “Lá não se vê estradas que não sejam asfaltadas, inclusive no interior. Com o tempo acredito que nossa região e nosso país poderão chegar a estes níveis”, finaliza o Prefeito de Mondaí.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa