Alunos da Escola de Laju realizam “Projeto Diário de Aprendizagem Matemática”

Os alunos do 3º ano do ensino fundamental, da Escola Básica Municipal Laju, desenvolveram, ao longo do primeiro semestre de 2021, o Projeto Diário de Aprendizagem Matemática: contextualizando as habilidades focais. O projeto foi realizado sob coordenação da Professora Claudete Hofstatter.

Conforme a Professora, o objetivo do projeto é proporcionar aos alunos uma prática de ensino diversificada, com estratégias que desenvolvam habilidades focais e raciocínio lógico, destacando a importância e utilidade da matemática.

Ela explica que o Projeto foi baseado na formação pedagógica dos professores, realizada no início do ano letivo, fornecido pela Secretaria Municipal de Educação em Parceria com a Unochapecó. Durante a formação, a professora teve contato com o Mapas de Foco da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que fornecem aos professores orientação e flexibilização dos conteúdos considerados essenciais.

Para auxiliar os alunos na consolidação dessas habilidades focais e potencializar essa construção de conhecimento, foi criado o Diário de Aprendizagem Matemática. O mesmo teve a importante função de convidar os alunos a registrar seus conhecimentos prévios, seus raciocínios, estratégias próprias, anotar conclusões, transmitir sentimentos e emoções sentidas durante o projeto.

A Secretária de Educação e Cultura Sandra Regina Callai Schuh conta que é gratificante perceber que as formações pedagógicas oferecidas para os professores surtem efeitos positivos que favorecem o ensino-aprendizagem.

Conforme o Prefeito Municipal Valdir Rubert um dos objetivos da atual gestão é oferecer oportunidades de estudo e aprimoramento de práticas aos professores, visando trazer bons resultados para as salas de aula. “Esse é um exemplo de que estamos no rumo certo” enfatiza.

A Professora destaca ainda que essa estratégia de registro se tornou uma ferramenta primordial e de extrema relevância ao longo das atividades, auxiliando no desenvolvimento das habilidades dos alunos e se tornando uma ótima estratégia de avaliação.

Assessora de Comunicação/Município de Mondaí