Realizada Cerimônia de entrega de CDI em Mondaí

Na última semana, aconteceu em Mondaí a Cerimônia de entrega do Certificado de Dispensa do Alistamento. 75 jovens da classe de 1995, residentes no município acompanharam a solenidade coordenada pelo Capitão Amarildo José dos Santos – Delegado da 20ª Delegacia de Serviço Militar, a qual Mondaí é vinculada. Este ainda presente, o Presidente da JSM 189, o Prefeito Municipal, Sr. Lenoir da Rocha.Na oportunidade foi salientada a importância do Alistamento Militar, direitos e deveres como cidadão.

A obrigação para com o Serviço Militar, em tempo de paz, começa no 1º dia de janeiro do ano em que o cidadão completar 18 (dezoito) anos de idade e subsistirá até 31 de dezembro do ano em que completar 45 (quarenta e cinco) anos.

O Capitão Amarildo lembrou aos jovens que em caso de débito com o Serviço Militar, eles não poderão prestar concurso público, obter passaporte, ser matriculado em universidade, ser efetivado funcionário público, assinar contratos com a administração pública entre outras dificuldades que poderá encontrar, sendo um dever como cidadão.

Mondaí, por ser município não tributário, ou seja, não tem CS (Comissão de Seleção), os jovens alistados são todos automaticamente dispensados do Serviço Militar. Sendo que quem define os municípios tributários e não tributários é o Exército Brasileiro. Este é o documento que comprova a quitação com o serviço militar, no caso dos residentes em Mondaí.