Realizada Formatura dos Cursos do PRONATEC Social em Mondaí

Aconteceu no dia 26 de junho de 2013, nas dependências do Pavilhão Luterano a formatura de 59 alunos dos cursos profissionalizantes de auxiliar Administrativo, cuidadores de idosos e operador de computador. Os cursos aconteceram através do PRONATEC SOCIAL, em parceria do SENAC e CRAS de Mondaí.

Os cursos tiveram início em novembro de 2012. Instituído no dia 26 de outubro pela lei nº 12.513/2011, o programa nacional de acesso ao ensino técnico e emprego (PRONATEC) compreende a mais ambiciosa e compreensiva reforma já realizada na educação profissional e tecnológica (ept) brasileira.

Com a meta de oferecer 8 milhões de vagas a estudantes, trabalhadores diversos, pessoas com deficiência e beneficiários dos programas federais de transferência de renda, o programa tem como seus cinco objetivos estratégicos os seguintes:

1. Expandir, interiorizar e democratizar a oferta presencial e a distância de cursos técnicos e de formação inicial e continuada;

2. Fomentar e apoiar a expansão da rede física de atendimento da ept;

3. Contribuir para a melhoria da qualidade do ensino médio público, por meio da articulação com a educação profissional;

4. Ampliar as oportunidades educacionais dos trabalhadores por meio do incremento da formação e qualificação profissional;

5. Estimular a difusão de recursos pedagógicos para apoiar a oferta de cursos de ept.

Os cursos aconteceram semanalmente, três vezes por semana, na escola Gessy Spier Averbeck, Elizabeth Ramminger. Os cursos oferecidos pelo CRAS atingiram os usuários dos programas sociais, dos programas de transferência de renda e os usuários inscritos no cadastro único do governo federal.

Os cursos de qualificação facilitam a inserção no mercado de trabalho. Por isso, mais da metade dos municípios catarinenses aderiram ao programa nacional de acesso ao ensino técnico e emprego (PRONATEC) social. Os cursos de qualificação profissional são gratuitos e os alunos recebem ajuda de custo para o transporte e lanche. Mondaí foi o primeiro município do extremo oeste catarinense a formar alunos pelo PRONATEC social.  

 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa