Dezenas de alunos participam da Oficina de Violão em Mondaí

A oficina de violão, oportunizada aos munícipes de Mondaí, é ministrada pela Professora Ilíria François Wahlbrinck  – licenciada em Filosofia e Mestranda em Educação na URI – Frederico Westphalen – RS. Hoje, cerca de 89 alunos na faixa etária entre 8 e 80 anos estão participando da oficina, nas quartas e quintas-feiras.

Segundo a Professora Lia, o violão é um instrumento da cultura popular propício a acompanhamentos de vocal o que faz dele um instrumento muito utilizado em celebrações religiosas, canções populares, serenatas, músicas nativistas, sertanejas, cantigas infantis e de roda. Aprender a arte de tocar um instrumento musical constitui um excelente meio para vencer a ociosidade e manter o cérebro ativo.

É, pois, um importante auxílio na prevenção de distúrbios do sistema nervoso e na superação de complexos que dificultam ou impedem uma auto-afirmação por colaborar no equilíbrio afetivo e emocional. Pode, ainda, ser uma forma de terapia individual ou em grupo e exercer um importante papel de ajuda para integração, participação, aprimoramento intelectual e construção da cidadania.

“Valorizar a área da iniciação musical é investir no desenvolvimento humano e a administração municipal merece os louvores por oportunizar ao seu povo essa excelente possibilidade”, finaliza a Professora Lia.