Prefeito de Mondaí recebe visita de Norte Americanos

Na manhã do dia 19 de abril, o Prefeito recebeu em seu gabinete a visita de Norte Americanos, os quais integram o Projeto de um Documentário referente à imigração de Romenos no Sul do Brasil.

A imigração Romena ocorreu no Extremo Oeste de SC, no final da década de 20 e início de 30, famílias estas provenientes da Bessarábia, país Romênia e se instalaram principalmente nas colônias de Itapiranga e Mondai, sendo atualmente subdivididos em cinco Municípios: Mondai, Itapiranga, Iporã do Oeste, São João do Oeste e Tunápolis.

Em Mondai, residem diversas famílias de descendência Romena, inclusive ainda 03 Senhoras imigrantes vivas da família Balmer. A atuação dos imigrantes e descendentes Romenos, tanto em Mondai, como nos demais Municípios é muito marcante e contribuíram em grandes parcelas no desenvolvimento social, cultural e econômico de toda a região.

Por esta razão, o Município de Mondai foi contemplado para a contribuição do Projeto Documentário para a Universidade da cidade de Dakota do Norte – EUA, através de entrevistas com imigrantes, descendentes e com imagens de diversos pontos da cidade. Este projeto tem o objetivo de registrar a história da imigração Romena do Sul do Brasil, como também do país da Argentina, onde residem muitos descendentes.

Conforme o Diretor do Projeto Michel Muller, a região do Sul do Brasil impressionou muito pelas paisagens naturais e verdes, o cultivo das diversas culturas, pela garra, organização e trabalho do povo, além da conservação do idioma e culturas trazidos da Europa.

De Mondai em especial, se admiraram pela receptividade das pessoas, o que deixou a impressão de ser um povo trabalhador e hospitaleiro.