Mondaí faz parte do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa

Foi realizada na manhã do dia 12 de março uma reunião para o início da formação continuada do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Na oportunidade estiveram presentes professores da Rede Municipal de Ensino de Mondaí, a Coordenadora Local Claída Renz e a Orientadora de Estudos, Carmen Berndt.

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelo governo federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental. As ações do Pacto são um conjunto integrado de ações, materiais e referências curriculares e pedagógicas que serão disponibilizados pelo MEC e que contribuem para a alfabetização e o letramento, tendo como eixo principal a formação continuada dos Professores alfabetizadores.

As ações apóiam-se em quatro eixos de atuação: Formação Continuada, Materiais Didáticos e Pedagógicos, Avaliações, e Gestão, Controle Social e Mobilização.

A formação continuada dos professores alfabetizadores precisa garantir, dentre outros aspectos, as ferramentas para poder alfabetizar com planejamento. A alfabetização ocorre no dia-a-dia e deve ser voltada para cada um dos alunos. Portanto, o curso tem enfoque sobre os planos de aula e a avaliação diagnóstica, onde se faz um mapeamento das habilidades e competências de cada aluno, para traçar estratégias que permitam ao aluno aprender efetivamente.

No município de Mondaí estarão envolvidos neste Pacto 315 alunos da rede municipal, 8 professores, atuando 40hrs semanais, em turmas do 1º ano, 2º ano ou 3º ano do Ensino Fundamental das Escolas: Reunida de Linha Taipa e Escola de Ens. Fund. e Inf. Profª Gessy Spier Averbeck. No dia 20 de março de 2013 acontece o Lançamento do Pacto pelos municípios da Gered de Palmitos, onde os professores e autoridades mondaienses irão participar. E no dia 27 de março haverá mais um encontro da formação continuada em Mondaí.

Este é um trabalho, onde a importância predomina na parceria entre escola e família, pois este conjunto resulta no sucesso do resultado deste Pacto, que é alfabetizar todas as crianças até os 8 anos de idade.