Já está em andamento o Projeto de retificação do Lajeado Capivara

Há muito já tem se pensado em uma solução para o Lajeado Capivara, que em parte de sua extensão possui muitas curvas, o que em épocas de chuvas fortes, ocasionava as enchentes. Pensava-se então em retificar o seu curso, tornando-o mais reto, evitando este tipo de transtorno às indústrias, ruas e casas.

O Projeto de Retificação, Estudo Ambiental, Supressão da Vegetação, Recuperação do novo canal do Lajeado Capivara foram iniciados no final do ano passado, pela empresa contratada pela Prefeitura Municipal de Mondaí.

Os projetos foram encaminhados para Fatma (Fundação do Meio Ambiente) que após vistoria e analise, emitiu as licenças ambientais para execução do mesmo.

O projeto também foi amplamente discutido com o Ministério Público, por ser uma obra de impacto ambiental, que liberou a execução da obra.

Na semana passada foram iniciados os trabalhos de abertura do novo leito do Lajeado Capivara, com a coordenação dos trabalhos pelos Engenheiros Sérgio Machry e Roberto Ruani.

Após isso será feita a recuperação do novo canal e na faixa de 15 metros de ambos os lados.

Serão utilizadas diversas técnicas de recuperação, que juntas permitem uma melhor estabilidade do solo, com maior diversidade de plantas, sendo o resultado alcançado com maior eficiência e em menor tempo.

 

A estabilização das encostas do novo canal será feita com Capim Vetiver. É uma planta bastante resistente e consistente, com capacidade de estabilizar o solo e controlar a erosão. O Vetiver se adapta às mais diversas condições do solo. Suas raízes podem chegar a 6,00 metros de profundidade.

Já nas margens dos 15 metros serão plantadas árvores nativas de diversas espécies, e também será usado o sistema de transposição do solo e galhada. São cerca de 12.000,00m² de recuperação. A conclusão dos trabalhos é de 120 dias.

 

 

  Fonte: Assessoria de Imprensa