Secretaria Municipal de Saúde de Mondaí em busca de doadores de Sangue

Em Mondaí, a Secretaria Municipal de Saúde está fazendo a inscrição de pessoas interessadas  em se tornar doadoras de sangue. Para estas, e para todos que já são doadores, no dia 21 de julho de 2012 acontecerá doações de sangue no Hemosc de Chapecó, com transporte saindo em frente ao Posto de Saúde às 08:30hrs.

Na manhã desta terça-feira, dia 19 de junho, alunos da FAI Faculdades estiveram em Mondaí fazendo uma mobilização em busca de novos doadores, fazendo uma divulgação da Campanha Doe Sangue – A Solidariedade não pode parar. A Campanha acontece em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde de Itapiranga, São João do Oeste, Iporã do Oeste e Mondaí.

A doação de sangue é um processo seguro. O material usado é descartável e o volume coletado (450ml) é rapidamente reposto pelo organismo. Por isso o doador pode doar tranqüilo, pois está protegido.

Há critérios que permitem ou que impedem uma doação de sangue, que são determinados por normas técnicas do Ministério da Saúde, e visam à proteção ao doador e a segurança de quem vai receber o sangue.

Segundo o Hemosc – Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina, o necessário para doar é:

• Ter idade entre 18 e 67 anos, 11 meses e 29 dias;
• Doadores com idade de 16 e 17 anos de idade, são aceitos para doação mediante a presença e autorização formal dos pais e/ou responsável legal;
• O limite de idade para primeira doação é de 60 anos;
• O candidato à doação deve estar em boas condições de saúde, sem feridas ou machucados no corpo;
• Pesar acima de 50 kg (com desconto de vestimentas);
• Apresentar documento de identidade com foto, emitido por órgão oficial: RG., carteira profissional, carteira de motorista, etc.
• Ter repousado bem na noite antes da doação;
• Evitar o jejum. Fazer refeições leves e não gordurosas, nas 4 horas que antecedem a doação;
• Evitar uso de bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas;
• Evitar vir acompanhado com crianças, sem acompanhantes.

Ainda, segundo o Hemosc, não podem doar:

Quem tem ou teve as seguintes doenças:
• Hepatite após os 11 anos de idade;
• Lepra (Hanseníase);
• Hipertireoidismo e tireoidite de Hashimoto;
• Doença auto-imune;
• Doença de Chagas;
• AIDS;
• Problemas cardíacos (necessita avaliação e declaração do seu cardiologista);
• Diabetes;
• Câncer;
Outras situações:
• Fez ou faz uso de algumas drogas ilícitas nos últimos 12 meses;
• Mantém relações sexuais de risco;
• Gestantes ou mulheres que amamentam bebês com menos de 12 meses.

“O ato de doar sangue significa conscientizar-se de que cada doação pode trazer esperança a muitas vidas. São apenas alguns minutos seus que valem por uma vida inteira. Se você pode salvar vidas de forma simples e rápida, então ajude!”(panfleto da Campanha Doe Sangue)