Mondaí poderá ter unidade do Corpo de Bombeiros

O município de Mondaí, em parceria com Riqueza, poderá ter uma unidade do Corpo de Bombeiros. No final do ano passado, o prefeito Sr. Leonir da Rocha encaminhou um oficio com a intenção de instalar a unidade. “A idéia do local é próximo a Área Industrial, na SC 283, próximo a entrada de Linha Fátima, por ser um local que seja próximo a Mondaí e também possa atender o município de Riqueza.”, comenta o prefeito. Esta é uma necessidade destes municípios, que em virtude de alguma emergência, é atendido pelo Corpo de Bombeiros de Iporã do Oeste.

Abaixo segue algumas dúvidas sanadas pelo Major Aldo José Franz do 12º BBM, a respeito da implantação da unidade do Corpo de Bombeiros em Mondaí. 

Projeto: Bombeiro Comunitário de Mondaí. Modelo comunitário com parcerias do Estado, Município e Comunidades. Abrangência Municípios de Mondaí e  Riqueza. 

(Pergunta) – Quais são as etapas para a implantação desta unidade em nosso município? Que etapas já foram feitas e o que ainda falta ser feito?

Não há delimitação que isola uma etapa de outra, por exemplo: o necessário para a primeira etapa é igualmente necessário para todas as demais etapas. O que existe são pré-requisitos que precisam ser atendidos para se realizar determinados atos em sequência. Apenas para ilustrar, como foram de traduzir um possível seqüencial, e para atender o solicitado, a seguir elenco superficialmente cinco etapas:  

– A Primeira e mais importante etapa: Necessário conscientizar e mobilizar a comunidade de Mondaí a cerca do projeto, fazendo entender ser necessário o envolvimento e participação de todos. A cronologia de implantação de uma Unidade do Corpo de Bombeiros depende da intensidade com que se faz a primeira etapa.         
É preciso, e o Poder Executivo municipal já formalizou, ao poder Executivo Estado e ao Comando Estadual do Corpo de Bombeiros, que o Município de Mondaí tem interesse em realizar parcerias necessárias para que seja ativada unidade de Bombeiros no Município. Necessário ainda, a manifestação pessoal da citada disposição do Município ao Comandante Geral do Corpo de Bombeiro do Estado que estará em São Miguel do Oeste no 1ª semana de Julho 12. 
 

– Segunda etapa: É o Município de Mondaí firmar os convênios necessários com o Estado através do Corpo de Bombeiros Militar, passando o Estado e o Município a  execução das suas respectivas contrapartidas objetos do referido Convênio. O Estado designando Profissional para acompanhar, assessorar todos os momentos da execução do mesmo. O Bombeiro profissional do Estado iniciar formação do Curso de Bombeiros Comunitários no Município, criar Associação de Bombeiros Comunitários de Mondaí e Riqueza, entre outros.  

– Terceira etapa: Continuar execução pelo Município e Estado das suas contrapartidas conforme cláusulas Conveniadas, destacando-se construção das necessárias instalações físicas do quartel, e ceder alguns  servidores municipais de Mondaí e Riqueza. 

 Quarta etapa:A transferência administrativa de outros Bombeiros Militares-BM (outros cinco BM) para conclusão da formação da 1ª turma de Bombeiros Comunitários de Mondaí e Riqueza. Realizar trabalhos preparatórios com vistas ativação dos serviços de Bombeiros no Município. 

– Quinta etapa: Realização da histórica solenidade de ativação do Corpo de Bombeiros de Mondaí e Riqueza. O que Mondaí precisa fazer com que aconteça ainda no corrente ano, pois teremos a formatura de 40 novos Bombeiros Militares que se encontram em formação na cidade de Chapecó. 

(Pergunta) – Qual a média do investimento para a implantação?
Estado através do seu Corpo de Bombeiros Militar:
– Disponibilizar Bombeiros Militares para o planejamento, atendimento operacional e  administrativo das demandas decorrentes;
– Destacar viatura de Combate a Incêndio.
Municipalidade (município de Mondaí)
– Adotar Legislação criando o FUNREBOM. Adequar a legislação vigente (código de obras, Código de Posturas e Constituição municipal);
– Repassar subvenção ao Funrebom até que o mesmo tenha auto sustentação. Incentivar a participação da comunidade na organização da Defesa Civil e na segurança contra incêndios e outros sinistros;
– Promover a participação dos Municípios da micro-região (Riqueza). Ceder 04 servidores municipais (Agentes de Defesa Civil) ao Corpo de Bombeiros;
– Construir Quartel para instalação da Unidade do Corpo de Bombeiros. Disponibilizar viatura do tipo ambulância para o atendimento pré-hospitalar, viatura “automóvel” para fins administrativos e vistorias;
– Fornecer para o quartel mobiliário, utensílios, e equipamentos de informática, linhas telefônicas.
Municípios Vizinhos (Riqueza)
– Adotar Legislação criando o FUNREBOM (já existente)
– Ceder no mínimo 01 servidor municipal (Agente de Defesa Civil) ao Corpo de Bombeiros;
– Participar com uma Subvenção para custeio da Organização de Bombeiros com sede em Mondaí (atualizar o já existente).
Comunidade
– Criar a Associação de Bombeiros Comunitários de Mondaí;
– Manter um corpo de cidadãos que com especial empenho e sob o regime de voluntariado, esteja pronto para a execução de serviços de combate a incêndios, busca e salvamento, socorros de urgência prestação de socorros em casos de desabamentos, catástrofes e calamidades públicas;
– Participar das ações que lhe forem confiadas, participar de desfiles e solenidades  cívicas em geral. Participar efetivamente para a execução do Projeto de Instalação de Uma Unidade do Corpo de Bombeiros em Mondaí.
 

(Pergunta) – Qual a importância da implantação do Corpo de Bombeiros em Mondaí?

– Pela realidade abaixo sucintamente abordada, o povo de Mondaí não só pode, mas a muito tem o direito e necessidade, e por isso, MERECE ter presente e de forma constante a seu dispor 24h ao dia, todos os serviços prestados pelo Corpo de Bombeiros do Estado a seu inteiro dispor: Os municípios de Mondaí e Riqueza há muito tempo vem buscando junto das lideranças providências para ter a sua unidade do Corpo de Bombeiros do Estado.

Em nossa região Extremo Oeste catarinense diversos municípios são sede de unidades de Bombeiros, inclusive Municípios com menores indicadores que Mondaí, citamos apenas o exemplo  de Modelo que, conforme censo IBGE/2010 tem população de 4.047 Habitantes e já dispõe de unidade do Corpo de Bombeiros.

Por nossa vez Mondaí, conforme censo IBGE/2010 possui população de 10.231 Habitantes. Iporã do Oeste município localizado a cerca de 24 Km de distância, e que pertence a Comarca de Mondaí, é quem realiza os atendimentos às demandas de Bombeiros nos municípios de Mondaí e Riqueza. O Município de Mondaí se destaca no crescimento econômico do extremo-oeste catarinense. Isso se dá pela força de seu povo na  indústria, comércio e agricultura. A indústria de Mondaí é destaque no Estado e no Brasil, se divide nos mais variados segmentos produtivos, destacando-se, principalmente, o ramo têxtil, madeireiro, moveleiro e de confecções.

Agricultura se destaca pela diversidade e grande produção das propriedades rurais, se dividindo em produção de leite, criação de suínos e aves e no plantio de lavouras. Nesse mesmo segmento, enaltecemos a importância da produção cítrica do município, a qual lhe rendeu o título de Capital da Fruta. O comércio dá todo o suporte para a população, a qual possui a sua disposição uma grande rede de lojas, supermercados, restaurantes, farmácias e todo segmento comercial que necessitar. Desta forma, poderíamos destacar outros tantos fatores relevantes a serem considerados para de fato concretizarmos o anseio de toda a população mondaiense, quer seja a implantação de uma unidade do Corpo de Bombeiros nos modelos Comunitários na sede de nosso Município.  

(Pergunta)- Existe uma previsão de quando pode iniciar a implantação?

Considerando oportuno momento em que teremos no mês de Dezembro do corrente ano a formatura de novos 40 Bombeiros Militares para tender a grande região Oeste, para Mondaí, o ideal seria  até o final do corrente ano fosse ativado o Corpo de Bombeiros de Mondaí. 

 

 

 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa