Escola Elizabeth Ramminger comemora Semana Mundial do Brincar
É natural das infâncias imaginar novos mundos e criar beleza com o brincar, arrumar, enfeitar e colorir. Pensando nisso, a equipe gestora da Escola Elizabeth Ramminger, de Mondaí, promoveu diversas atividades com os alunos em comemoração à Semana Mundial do Brincar, que ocorreu de 22 a 30 de maio.
Conforme a equipe gestora, mesmo em tempos de pandemia, é essencial fortalecer o brincar infantil, especialmente com atividades lúdicas, que expressam as necessidades de proteção e acolhimento das crianças.
As atividades realizadas com as crianças foram: castelos de areia, esconde-esconde, cabana de lençol, casa na árvore, dentre outras brincadeiras. De acordo com as professoras, tudo pode acontecer nos diversos espaços em que as crianças se sentem livres para brincar.
Os alunos também brincaram de “casinha”. Conforme as professoras, a brincadeira é uma referência para eles, onde podem usar e abusar da imaginação, organizando seus espaços de acordo com a suas vontades.
Em termos simbólicos, a casa é a fortaleza do humano. Todos nós precisamos de um ambiente onde nos sentimos seguros, acolhidos e pertencentes para nos proteger, refazer e nos fortalecer. Assim, nesta edição da Semana Mundial do Brincar, o objetivo foi de despertar o olhar amoroso dos adultos, e produzir no coração das crianças o sentido de acolhimento e proteção, que é familiar, comunitário, intergeracional, popular e tradicional.
A Secretária de Educação e Cultura, Sandra Regina Callai Schuh, explica que atividades como esta vem de encontro com o objetivo da Administração Municipal e Secretaria de Educação de Mondaí, que prezam pelo melhor ensino aprendizagem. “O brincar é muito importante na educação infantil, principalmente no aspecto cognitivo, proporcionando a criança criatividade, com o objetivo de desenvolver suas habilidades. Parabéns a equipe gestora, professores e alunos envolvidos”, destaca.
Jornalista Tamara Melo
Assessora de Comunicação/Prefeitura de Mondaí