Governo Municipal de Mondaí faz alerta sobre a dengue

Apesar de a dengue ter perdido o protagonismo na mídia para o novo Coronavírus (COVID-19), o mosquito Aedes Aegypti não parou. Em meio à pandemia o surto de dengue aumentou na região do Extremo Oeste de Santa Catarina, nos últimos dias. Existem diversos casos confirmados de Dengue em Municípios como São Miguel do Oeste, Caibí, São Carlos e Maravilha.

A Administração Municipal de Mondaí, faz um alerta para a população quanto aos cuidados para evitar a proliferação vetor, que além de transmitir a dengue, também é transmissor da Febre Amarela, Febre Chikungunya e do Zíca Vírus.

Conforme os dados da Vigilância Epidemiológica de Mondaí, o número de focos em Mondaí são os seguintes: Bairro Antas 19 focos; Bela Vista 05; Bairro Capivara 03; Centro 09; Bairro Floresta 15; Bairro Uruguai 03; Laju 01; Bairro Ipanema 10; Bairro Jardim Cristiane 02; e Morada do Sol 06. Somando um total de 73 focos do mosquito espalhados pelo Município.

O Prefeito Valdir Rubert alerta a população, que se atenham aos cuidados para acabar com o vetor. “Nesse período de quarentena, em virtude do Covid-19, onde a maioria dos serviços estão suspensos, a colaboração da população é fundamental, para que possamos nos manter protegidos”, ressalta.

As medidas que devem ser adotadas pela população são simples, dentre elas: manter o quintal sempre limpo; evitar acúmulos de lixos e entulhos; manter os sacos de lixo bem fechados, evitando que recipientes se espalhem pelas ruas e possam acumular água; manter a caixa d’água limpa com a tampa bem fechada, atentando sempre para o extravasor, mais conhecido como “ladrão”; manter as calhas limpas e atentar para a planta do tipo bromélia, que acumula água em seu interior.

Assessora de Comunicação/Prefeitura de Mondaí