Mondaí decreta situação de emergência em virtude da estiagem

A Administração Municipal de Mondaí decretou Situação de Emergência em virtude da estiagem, que atinge área do Município desde dezembro de 2019. O decreto foi assinado pelo Prefeito Valdir Rubert, na última sexta-feira, 06.

Conforme dados extraídos da plataforma online do Instituto Nacional de Meteorologia, a precipitação acumulada no período de 01 de janeiro de 2020 a 06 de março do mesmo ano, é de 283,46 mm para o período de 68 dias, bem abaixo 450mm médios esperados para o período.

O decreto considera, que o quadro generalizado de escassez e falta de água obriga propriedades rurais a abrirem poços/fontes de águas ou transporte para atendimento ao abastecimento humano e dos plantéis de suínos, bovinos e aves. Registra-se que houve perdas de aproximadamente 30% das culturas de Verão (Soja, Milho Feijão, Pastagens) e impactos na produção de leite e gado de corte, aves e suínos.

O Prefeito Valdir Rubert explica que, o objetivo é a preservação do bem-estar da população nas regiões atingidas pela estiagem. “É de fundamental importância o decreto de emergência estabelecido pelo município para que possamos prestar todo o apoio aos agricultores que sofreram perdas”, declara.

Na última sexta-feira, 06, foi realizada uma Reunião da Defesa Civil Municipal, da qual participaram representantes das Secretarias Municipais da Agricultura e Meio Ambiente, de Administração e Fazenda, da Saúde, de Assistência Social, da EPAGRI, Sindicatos dos Trabalhadores Rurais de Mondaí, da Cooperativa A1, da Polícia Militar, da Polícia Civil, da Associação Comercial e Industrial e do Lions Club.

O parecer da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil – COMPDEC, relata a ocorrência deste desastre, sendo favorável à declaração de Situação de Emergência Nível I.

 

Jornalista Tamara Melo

Assessora de Comunicação/Prefitura de Mondaí