Departamento da Cultura de Mondaí promove Intercâmbio Cultural Alemanha e Romênia no Brasil

O Departamento da Cultura de Mondaí, promoveu o Intercâmbio Cultural Alemanha e Romênia no Brasil. O evento foi organizado para receber um grupo de 20 pessoas da associação de Stuttgart, na Alemanha, que vieram para conhecer a região e compartilhar experiências. O evento ocorreu no Centro de Eventos da Área de Lazer de Mondaí, no último sábado, 26.

O grupo veio ao Brasil com a coordenação e orientação do senhor Gerhard Treichel, que já esteve na região e possui familiares em Mondaí.

O evento ainda contou com a presença do Prefeito Municipal, Valdir Rubert, do Vice-Prefeito, Alzir Slaviero, do Vereador Volmir Miotto, da Secretária da Educação e Cultura, Sandra Regina Callai Schuh, do Secretário da Saúde, Ginther Otto Dreher e o Secretário de Obras, Karlheinz Koelnn.

Também estiveram presentes o cônsul-geral honorário da Romênia do Estado de Santa Catarina, Edson Roberto Dreher, a diretora cultural do consulado geral honorário da Romênia do Estado de Santa Catarina, Florentina Muller Gruhlke e do representante da Associação Romenos Bessarabianos, Jackes Zundel.

O intercâmbio contou com apresentações culturais e apresentações musicais do Coral 25 de Julho, Grupo de Músicas Caipiras e do Grupo de Canto da Casa da Cultura com o cantor Djonson Berwanger. O intercâmbio contou ainda com uma mensagem transmitida pelo Pastor Nilo Bidone Kolling.

Na oportunidade, foi realizada uma homenagem a Srª Lídia Balmer Lehrbach, que é a última descendente da imigração bessarabiana, que vive no Município de Mondaí.

O Prefeito Valdir Rubert, realizou seu pronunciamento de agradecimento e destacou a importante contribuição dos descendentes da Bessarábia para o Município e região. Ele ainda recebeu das mãos de uma das visitantes, uma lembrança da Associação, sendo livros e CD, que contam a história da imigração.

O grupo ainda realizou uma doação de R$ 2.000,00, para ser utilizado em melhorias no Museu Municipal de Mondaí.

O evento foi organizado pelo Diretor do Museu, Hugo Gemer e por Margarete Rogelin, integrante da associação.

Assessora de Comunicação/Prefeitura de Mondaí