Escolas Municipais de Mondaí elaboram Projeto “Colmeia Ativa” visando a preservação das Abelhas

As abelhas são insetos que desempenham funções essenciais para a vida do ser humano. Elas são responsáveis pela polinização das plantas, ação essencial para a produção de alimentos, além de fornecerem o mel. Atualmente são conhecidas, no mundo, mais de 20 mil espécies de abelhas, mas no Brasil existem mais de duas mil espécies entre nativas e exóticas, introduzidas nos nossos biomas.

Entretanto, devido à poluição e a alteração nas biossistemas, elas têm desaparecido das nossas matas e jardins. No entanto, existe uma forma de reverter naturalmente esse cenário, promovendo o plantio de plantas que atraem as abelhas.

Preocupados com a vida das abelhas e o futuro da humanidade, as Escolas Gessy Spier Averbeck e Escola do Laju, com o apoio do Governo Municipal e Secretaria da Educação, em conjunto com os alunos dos 6º e 7º anos, elaboraram o projeto “COLMEIA ATIVA”, que visa disponibilizar através de suas ações a possibilidade de educadores, educandos e sociedade refletirem sobre suas ações e agir de forma coerente para a preservação da vida no planeta.

Dentre as principais atividades do projeto estão, palestras; pesquisas sobre: abelhas nativas; polinização; variedades de espécies; confecção de ninhos, isca para atrair enxames e criar “Jardins Educativos” de plantas melíferas, sinalizando os nomes das plantas e tipos constantes de polinizadores.

Conforme a Secretária da Educação, Sandra Regina Callai Schuh, o principal objetivo é reconhecer a importância   das   abelhas   para a manutenção   da vida na terra e o futuro da humanidade.

Os professores envolvidos no projeto são: Adriane Miotto, na Escola Gessy e professor Luís Eduardo Fritsch da Escola do Laju. A Coordenadora do projeto e a Professora Sônia Ludke.

Assessora de Comunicação/Prefeitura de Mondaí