Secretaria Municipal de Assistência Social realiza programação especial alusiva ao Dia 18 de Maio

Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio do Conselho Municipal da Infância e Adolescência (CMDCA), realizou durante os dias 15, 16 e 17, uma programação especial alusiva à data do dia 18 de maio. Data que é marcada pelo Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

No dia 15, os alunos das séries iniciais, de todas as Escolas de Mondaí, estiveram assistindo a um Espetáculo Teatral com o tema “No Meu Corpo Não”. Este espetáculo é infantil e interativo com a plateia, que aborda de forma lúdica e silenciosa o abuso infantil. Após o espetáculo foi realizada uma conversa com as crianças, professores e profissionais presentes sobre as cenas do espetáculo e atitudes que devem ser tomadas quando uma criança ficar confusa com determinados toques no seu corpo.

No dia 16, os alunos das séries finais assistiram a um Espetáculo Teatral com o tema “Quando o Segredo Gritar”. Baseado em documentários sobre abuso sexual, a peça conta a história de uma menina que é abusada por um familiar e não sabe como procurar ajuda. Sentimento de culpa e de medo geram problemas psicológicos, tornando insuportável a vida dentro de casa. Até que um dia, em uma de suas crises, ela saiu correndo, disposta a nunca mais voltar. De posse dos trabalhos de Maninha, a professora encontra desenhos que poderão fazer esse segredo gritar.

Os teatros foram apresentados no Centro de Eventos da Área de Lazer. Os espetáculos foram apresentados para os alunos em dois períodos, sendo pela manhã e à tarde.

Nesta sexta-feira, 17, foi realizado durante a manhã, um pedágio das 09h às 11h, na rótula ao lado da Praça Central, com a participação dos membros do CMDCA, Conselho Tutelar, Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) e com o apoio da Polícia Militar. Eles realizam a entrega de folders explicativo sobre a causa e um “adesivo agenda”, para fazer anotações com o giz, para grudar na geladeira.

O Prefeito Valdir Rubert, declara que a ação é de suma importância, visto que, visa alertar a população quanto aos cuidados que se devem ter com as crianças e jovens para promover a segurança dos mesmos.

A Secretária de Assistência Social, Luciane Maraschin destaca, “o objetivo é mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos das nossas crianças e adolescentes”, enfatiza.

A data do Dia 18 de maio foi escolhida e, virtude de que em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Caso Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados, foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade. O crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje está impune. 

 

 

Jornalista Tamara Melo

Assessora de Comunicação/Prefeitura de Mondaí