Administração Municipal de Mondaí investe em Mutirão de Cirurgias de Pterígio
A Administração Municipal de Mondaí, por meio da Secretaria da Saúde, realizou um Mutirão Cirurgias de Pterígio. Ao todo, 26 Mondaienses usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), foram contemplados com o procedimento. O Mutirão ocorreu na quarta-feira, 30, no Hospital de Iporã do Oeste, realizado pela equipe da Clínica Cristalink.
O Pterígio, popularmente chamado de “carne crescida”, consiste em uma lesão benigna causada pelo crescimento fibrovascular de um tecido conjuntival na área de exposição ocular em direção à córnea.
O pterígio normalmente cresce de forma lenta durante a vida e pode parar seu crescimento em certo ponto. Em casos avançados, a lesão continua progredindo até recobrir o eixo visual correspondente à pupila e interferir na visão.
Conforme o Secretário da Saúde, Ginther Otto Dreher, o mutirão de cirurgias é um plano de ação da atual Administração, que visa reduzir a fila de espera na rede pública. Ele explica que o mutirão foi custeado com recursos do Fundo Municipal da Saúde.
De acordo com o Prefeito em Exercício, Alzir Slaviero, o objetivo principal é diminuir constantemente as filas de espera. “Nossa Administração com o Prefeito Dile pensa na saúde e bem-estar do cidadão mondaiense. Queremos garantir conforto, qualidade de vida e evitar riscos à saúde da população”, declara.
A cirurgia é realizada por meio de uma raspagem no tecido excedente. Após o procedimento, o paciente deverá ser tratado com analgésicos para aliviar a dor, é monitorizado de acordo com as complicações e terá de ser acompanhado o resultado na melhoria do campo visual.
Jornalista Tamara Melo
Assessora de Comunicação/Prefeitura de Mondaí