Mondaí realiza a 8º Conferência Municipal da Criança e do Adolescente

A Secretaria de Assistência Social, por meio do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA), de Mondaí, realizou a 8ª Conferência Municipal da Criança e do Adolescente com o tema “Proteção Integral: diversidade e enfrentamento às violências”. O evento aconteceu no auditório do Colégio Artur Deiss, nesta quinta-feira, 20.

Autoridades Municipais estiveram presentes prestigiando o evento, sendo o Prefeito Valdir Rubert, o Vice-Prefeito Alzir Slaviero, a Secretária de Assistência Social Luciane Maraschin e o Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente Dirceu Scherer Quinot.

Para representar as entidades estava a Presidente do Lions Clube Cleonice Knapp Rubert e representando todas as crianças e adolescentes do Município, o adolescente Djonathan Dauernheimer.

Também estiveram presentes professores, diretores de escolas e conselheiros tutelares.

O evento contou com uma apresentação teatral intitulada “Os 13 Porquês”. A peça teatral foi desenvolvida pelos alunos do 2° ano noturno do Ensino Médio do Colégio Estadual Delminda Silveira, falando sobre o suicídio. O teatro retratou a história de uma adolescente, que se suicidou por sofrer bullying na Escola. Tendo como objetivo contribuir e ajudar na conscientização do problema.

A palestra Magna foi ministrada pela Assistente Social e Mestre em Educação Tânia Mara Minetto.

O Prefeito realizou seu pronunciamento ressaltando a importância da Conferência como um dos fatores primordiais para o futuro das crianças e adolescentes. “Estamos vivendo em uma sociedade muito individualista e precisamos lutar por uma sociedade mais justa e fraterna. Essa mudança começa em eventos como esse, onde são discutidos importantes assuntos que visam o apoio e auxílio aos nossos jovens. Precisamos disseminar nossos direitos e lutar pela geração que está por vir”, declara.

Na oportunidade foram apresentados os projetos que vem sendo desenvolvidos no Município através do Fundo da Infância e Adolescência (FIA). A atleta Adriane Lorenzatto também apresentou um Projeto de Atletismo, que será em Mondaí no ano de 2019.

A Secretária de Assistência Social agradeceu e convidou todas as crianças e adolescentes para se inscrever e fazer parte dos projetos realizados pelo CMDCA no Município. Ela agradeceu pelo número expressivo de adolescentes presentes no evento, agradeceu as empresas e pessoas físicas que contribuem com seus impostos junto ao FIA.

Assessora de Imprensa/Prefeitura de Mondaí