Governo Municipal prepara Programação Especial em comemoração aos 96 anos de Colonização de Mondaí

Em 20 de maio de 1922, iniciou a colonização no Extremo Oeste de Santa Catarina, considerando-se também, a fundação de Porto Feliz. Nesta data, Herman Faulhaber, que foi Diretor da empresa Chapecó Peperi Ltda, pisou pela primeira vez no solo da nova colônia, determinando-a como o local de sua sede administrativa, denominada como colônia Porto Feliz. Mais tarde, no ano de 1926, chamada de Mondaí.

Mondaí foi a porta de entrada para os imigrantes de origem Alemã, e posteriormente, por Italianos e outras etnias, principalmente de origens europeias.

Neste ano, Mondaí completa seus 96 anos de colonização. Uma trajetória traçada por inúmeras histórias e conquistas.

Mondaí é uma terra amada por muitos, localizada às margens do Rio Uruguai, onde foi implantado um grande polo de diversidade cultural e social. Atualmente composta por 11496 habitantes.

E em comemoração à essa data tão especial, a Administração Municipal, por meio da Secretaria da Educação e Cultura, está organizando uma programação, que iniciará no próximo dia 15, seguindo até o dia 19 de maio.

Conforme o Prefeito Valdir Rubert, a programação está sendo preparada com muito carinho, para que os cidadãos Mondaienses possam reviver em seus corações, importantes lembranças, que marcaram a história do município.

O evento contará com uma exposição do museu Pastor Kall Ramminger, realizada junto a casa da Associação Evangélica, que fica localizada na rua Albino Bornholdt. A visitação será a partir das 08h00min, seguindo até as 17h00min, para alunos das Escolas do Município e população em geral, com o tema “Colonização e Etnias de Mondaí”. Durante a exposição, haverá apresentações de três documentários, sobre imigração alemã, italiana, e a origem dos caboclos no Brasil.

No dia 17 de maio, será realizado um passeio noturno pela cidade com apresentações da Banda Municipal. No dia 18, será realizada a Noite de Serenatas. No dia 19, haverá apresentações culturais na Praça Central, com a participação dos corais locais, 25 de Julho e Renascer e com destaque para o Coral de Chapecó e da Orquestra de Violões de Itapiranga.

Assessora de Imprensa/Prefeitura de Mondaí