Parceria entre Município e estado viabiliza mutirão de cirurgias oculares para população de Mondaí

O Governo Municipal de Mondaí, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, em parceria com o Governo do Estado, viabilizou um mutirão de cirurgias oculares, que contemplou 56 pessoas, com procedimentos de catarata e pterígio. Na manhã da última quarta-feira, 11, foram realizados 46 procedimentos de catarata, no Hospital de Iporã do Oeste.

No próximo domingo, 15, mais 10 pacientes serão contemplados com o procedimento cirúrgico de pterígio, no Hospital de Iporã do Oeste.

De acordo com o Secretário da Saúde, Ginther Otto Dreher, parte dos recursos para realização dessas cirurgias, são provenientes do governo do estado, e outra parte do próprio município. “Estamos felizes em poder proporcionar uma visão de qualidade aos nossos mondaienses”, destaca.

O Prefeito Valdir Rubert, destaca a importância da cirurgia para quem está com a visão comprometida. “A visão é um dos sentidos mais essenciais para o ser humano. “É gratificante perceber a felicidade e satisfação dos nossos mondaienses, pois um dos principais objetivos da nossa gestão é prezar pela saúde e bem-estar da população”, ressalta.

O pterígio, é uma membrana composta por tecido fibroso e vasos sanguíneos, que crescem no canto dos olhos, geralmente próximo do nariz, partindo em direção à córnea. Se não tratado, o pterígio pode causar astigmatismo (visão desfocada, ao olhar para objetos tanto de perto como de longe), vermelhidão e sensação de areia nos olhos.

A catarata é uma lesão ocular que atinge e torna opaco o cristalino (lente situada atrás da íris cuja transparência permite que os raios de luz o atravessem e alcancem a retina para formar a imagem), o que compromete a visão. A evolução costuma ser lenta, e a doença pode afetar primeiro um dos olhos e só mais tarde o outro. O principal sintoma é a visão embaçada, como se a pessoa estivesse olhando por um vidro opaco.

Assessora de Imprensa/Prefeitura de Mondaí