Administração Municipal abastece botijões de nitrogênio para inseminadores do município
Nessa semana, a Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente, realizou o abastecimento de nitrogênio em 54 botijões de agricultores do município, sendo que, treze desses agricultores são inseminadores que prestam serviços a produtores interessados e possuem botijão criogênico cedido pelo município.
Durante o ano de 2017 ocorreu aumento próximo a 10% na procura e utilização de botijões para a conservação de sêmen bovino, hoje o número chega a 70 agricultores.
De acordo com o Secretário da Agricultura, Pércio Schena, no ano passado foram entregues mais de 7.000 litros de nitrogênio, aproximadamente 4.200 doses de sêmen, 135 pacotes de bainhas para inseminação e 135 pacotes de luvas veterinárias. “O uso desta tecnologia vem crescendo no município, e hoje contamos com um número significativo de inseminadores, isso comprova que o caminho que nós seguimos, que é também investir em melhoria genética, está correto”, afirma.
O secretário explica que os produtores trabalham cada vez mais na busca de eficiência na atividade leiteira e na redução de custos. “O lucro do produtor, vai depender da eficiência, dos cuidados, manejo, alimentação e sem dúvidas, do melhoramento genético”, ressalta.
O Prefeito em exercício, Alzir Slaviero, destaca que a Administração Municipal busca incentivar e realizar programas que garantam benefícios para o produtor e o desenvolvimento do município. “Ficamos felizes em perceber que os nossos produtores estão investindo cada vez mais em melhoria genética, melhorando assim seus rebanhos. Isso é importante, pois estes avanços contribuem para o aumento da renda das famílias, e consequentemente, para o crescimento e desenvolvimento de Mondaí”, destaca.
Por: Tamara Melo- Assessora de Imprensa