Sala de situação de Dengue é instalada em Mondaí

A sala de situação de dengue foi instalada em Mondaí e está localizada no prédio da Prefeitura. A inauguração aconteceu na tarde da última terça-feira, 06. O Prefeito, Valdir Rubert, esteve presente apoiando os trabalhos desenvolvidos junto a Vigilância Epidemiológica.

Também estiveram presentes alguns integrantes de entidades e da comunidade em geral, que foram convidados para contribuir com ideias e auxiliar na avaliação das atividades realizadas.

De acordo com o Coordenador da Vigilância Epidemiológica, Evandro Back, há preocupação no município em relação a situação da dengue, assim como, em todo o Estado. “Existem muitos focos do mosquito e se não forem tomadas as devidas providências de imediato, a situação tende a piorar”, destaca.

Na reunião foram discutidas algumas ações que serão iniciadas de imediato, afinal, nessa sala serão levantadas todas as questões que norteiam os participantes, expondo dúvidas e estudando a melhor forma de desenvolver os trabalhos de combate ao vetor, no município.

Back, explica que o número de participantes precisa ser ampliado. “A colaboração de toda população é de extrema importância, pois todos devem ter consciência dos riscos causados com a proliferação do mosquito’, salienta.

Durante a reunião, foram discutidas algumas dificuldades encontradas, relacionadas às visitas nas residências. De acordo com Evandro, muitas pessoas não aceitam a visita dos agentes. Dessa forma, a Policia Militar (PM), se colocou à disposição dos agentes, caso necessário, para o bom andamento dos trabalhos à campo.

Evandro, conta que conseguiu perceber, após o reinicio das atividades na sala, que as pessoas e entidades envolvidas até agora estão realmente engajadas, formando um ótimo grupo. Ele explica, que dentre as opções discutidas, como forma mais eficaz de combater a dengue, é não deixar água parada em nenhum lugar. O voto foi unanime entre os participantes.

Texto por: Tamara Melo- Assessora de Imprensa/Prefeitura de Mondaí