Mondaí participa da Semana Nacional da Mobilização ao Combate do Mosquito Aedes Aegypti transmissor dengue
Na última semana, o setor de Vigilância Epidemiológica de Mondaí, realizou diversas atividades, visando despertar a atenção de toda população sobre os riscos causados pela proliferação do mosquito Aedes Aegypti, que tem crescido no município, nos últimos dias. O vetor transmite doenças como dengue, zika vírus e febre chikungunya.
Uma das atividades, foi realizada com os alunos do 5º ano da Escola Gessy Spier Averbeck, sob coordenação da Professora Katia Schmeier, que produziram um teatro, com temas que abordam os cuidados que a população deve ter para combater a proliferação do mosquito nas residências. O teatro está sendo apresentado em todas as escolas do município e também para os grupos de idosos. Além dessa atividade, foi realizada uma roda de conversa com os beneficiários do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) e com os integrantes das frentes do trabalho.
A agente de endemias, Sônia Felchicher, conta que a ação está sendo realizada para deixar a população ciente dos riscos causados com a proliferação do Aedes Aegypti. Ela afirma que foram encontrados cerca de 30 focos do mosquito no município, detectados por meio de armadilhas, que consistem em partes de pneus com água, pendurados em alguns locais da cidade. Esses locais são vistoriados a cada 7 dias para saber se há, ou não, a proliferação do mosquito. Sônia explica que, além das armadilhas, foram escolhidos 10 pontos estratégicos no município, que são vistoriados a cada 14 dias.
Nos próximos dias será realizado o Levantamento de Índice Rápido para o Aedes Aegypti (LIRAA), que é uma amostragem larvária do mosquito, realizada duas vezes por ano, para obter a estimativa da infestação pelo vetorda dengue. Essa amostragem deve ser iniciada por meio de um mapeamento e estratificação dos imóveis do município em unidades territoriais homogêneas de 2.500 a 12.000 imóveis, denominadas estratos. A atividade é ferramenta fundamental para o direcionamento e intensificação das ações antivetoriais, pois apresenta a magnitude e a distribuição da infestação por tipo de criadouro nas diferentes regiões do município.
Sônia conta que em Mondaí, o LIRAA será realizado por meio de um sorteio de quarteirões por bairro. Será realizada vistoria em 03 quarteirões no Centro, 05 no bairroAntas, 02 no Uruguai, 04 no Floresta, 03 no Capivara, 03 no Bela Vista, 02 no Morada do Sol, 01 no Ipanema, 01 no Jardim Cristiano, 03 no Industrial e 03 na comunidade de Laju.
A agente, ressalta que a população deve estar atenta para vasos de flores de dentro e fora de casa, calhas, canos de parabólicas e quaisquer recipientes, que possam acumular águas ao redor das casas e em terrenos baldios.
De acordo com o Coordenador da Vigilância Epidemiológica, Evandro Back, a equipe do setor também participou de alguns treinamentos e capacitações, visando desenvolver um trabalho de qualidade junto ao município. “Nossa equipe está capacitada para trabalhar da melhor forma possível no combate à proliferação do mosquito, porém precisamos da colaboração de toda população para que atentem às devidas precauções e juntos possamos combater esse vetor”, destaca.
Texto por: Tamara Melo- Assessora de Imprensa/Prefeitura de Mondaí