Projeto Educacional Cooperativo – PEC
A EEFI Profª Gessy S. Averbeck está dando continuidade no desenvolvimento das ações do PEC – Projeto Educacional Cooperativo que integra o Programa Cooper jovem. Este projeto tem como objetivo transformar a escola em um ambiente cooperativo que propicie o prazer de aprender com autonomia, através de práticas educacionais que estimulem o interesse e a motivação dos estudantes, identificando valores que possibilitam uma melhor convivência coletiva.
Nesta perspectiva a professora Lorena P. Pedretti, regente das turmas do 4º ano “1” e “3”, juntamente com a professora de Artes Janete Müller desenvolveram um trabalho interdisciplinar na busca de valores que devem ser vivenciados coletivamente. A Professora Lorena explica que foram resgatados com os alunos valores como: respeito, honestidade, humildade, colaboração, responsabilidade e outros. “Os alunos foram convidados a refletir e debater sobre: Quais valores precisam ser mantidos? Vivenciamos esses valores coletivamente? Como podemos efetivá-los? Com isso almejamos contribuir para uma melhor qualidade de vida na escola, família e comunidade”, destaca a professora. A professora Janete e os alunos confeccionaram bandeirinhas e painéis que foram expostas na sala e no ambiente escolar divulgando os valores elegidos pelos alunos que devem fazer parte do convívio escolar.
No 5º ano “1” e 4º ano “4”, sob a coordenação da Professora Katia R. Schmeier,o projeto foi desenvolvido a partir de uma pesquisa com as famílias, perguntando: Quais os valores que devem ser vivenciados pela escola e família? A professora relatou que foram citados mais de 80 valores, onde os mais destacados foram: amor, respeito, compaixão, dedicação, companheirismo, união, perdão, honestidade, fé e amizade. “Após a listagem os alunos refletiram e elencaram as atitudes que combinam com eles, para socializar o aprendizado com os demais alunos da escola confeccionaram flores, onde no seu miolo estão os valores que pretendem vivenciar”, comenta a Professora Katia.
Com este projeto as professoras pretendem motivar os alunos a realizar uma autocrítica e uma reavaliação de situações comum no dia-a-dia que dificultam a convivência harmoniosa entre os educandos. “Trabalhar valores é algo que não é visível e imediato, os valores se constroem no convívio com o outro, e nós educadores precisamos além de dedicar a atenção a determinados valores no momento e na hora certa, assumir esse compromisso com o coração e com ação,” explica a professora Lorena.
São relatadas as experiências de trabalho de alguns educadores, no entanto todos os professores da escola, orientados pela direção e coordenação do Cooperjovem, estão empenhados em desenvolver as ações planejadas no Programa Educacional Cooperativo. Além da vivência dos valores, das dinâmicas cooperativas, também está se revitalizando coletivamente uma área de convivência ao ar livre e criando uma horta escolar com a participação dos professores, alunos e comunidade escolar, que servirá com espaço de lazer para os alunos e suas famílias.
Outra ação do PEC é o recreio monitorado, onde os alunos dos anos finais serão monitores que acompanham os alunos no horário do lanche, sempre orientados pelo professor regente da turma. O que se busca com todo este trabalho é uma escola legal para todos, com educação de qualidade, com ambiente cooperativo e com famílias preocupadas e envolvidas com a aprendizagem de seus filhos e filhas.
Fonte: Assessoria de Imprensa