Cãominhada acontecerá no domingo da Festa da Fruta ExpoMondaí

A Festa da Fruta ExpoMondaí 2015 contará com programação diferenciada nos quatro dias de feira. Para o domingo, dia 1º de novembro está sendo organizada a Cãominhada, sendo uma parceria entre Secretaria de Agricultura e ONG Almas de Patas de Mondaí. Esta é a segunda edição da Cãominhada e a expectativa é que um grande público esteja participando, tanto de Mondaí como de cidades vizinhas. O objetivo é a socialização entre pessoas e animais, além do lazer das famílias que estarão presentes. Busca-se ainda a conscientização das pessoas sobre a guarda responsável, cuidados e diminuição de maus tratos e abandono dos animais. Será uma manhã agradável, buscando bem-estar, saúde e socialização, como também uma caminhada simbólica pelos direitos dos animais.

Todos aqueles que possuem cachorro poderão participar, inscrevendo-se no Cartório de Registro Civil em Mondaí com Carla ou Janaína, no Pet Shop da Bremar, Pet Shop Mundo Animal, Veterinária Pivatto ou ainda Guto Calçados e Esportes. O trajeto deste ano se inicia às 08:30h na Praça Central seguindo até a Área de Lazer, com chegada prevista às 10:00h. Alguns jurados estarão analisando a Cãominhada para avaliar a participação dos animais que se enquadram em uma das seguintes categorias: Cão mais velho, Cão mais gordo e Cão mais parecido com o dono. O cão mais velho deverá comprovar com sua carteirinha e o cão mais parecido com o dono será avaliado pela roupa, acessórios e outros itens utilizados durante a cãominhada. O primeiro, segundo e terceiro lugares serão premiados com troféus e cestas com produtos para animais, nos valores de R$ 300,00 ; R$ 200,00 e R$ 100, reais.

A inscrição é gratuita, mas aqueles que quiserem colaborar com a ONG poderá fazer a doação em dinheiro no momento da inscrição ou no dia do evento, sendo que o valor arrecadado será revertido em prol dos animais que necessitarem. Os participantes devem apresentar no dia do evento a Carteira de Vacinação dos cães e utilizar coleira ou peitoral com guia. Já os cães das raças, puras ou mestiças, Pastor Alemão, Rottweiler, Fila, Boxer e Doberman, deverão estar com focinheira conforme previsto na Lei 11.096 de 17 de maio de 1999. Os cães da raça Pittbull deverão estar com focinheira e guia com enforcador, conforme previsto na Lei 14.204/2007. Estas raças citadas, somente poderão ser conduzidas por maiores de 18 anos.