3ª ExpoMondaí oferece oportunidade de negócios para produtores rurais

A 3ª ExpoMondaí, que neste ano acontecerá juntamente com a Festa da Fruta, foi consolidada no município por valorizar os produtores, oferecendo a eles espaço e novas oportunidades. A Comissão Central Organizadora acredita muito na importância desse setor e está trabalhando para o seu fortalecimento. A edição deste ano contará com exposição de gado de leite, gado de corte, ovinos, eqüinos e pequenos animais, com expositores de Mondaí, Caibi, Tunápolis e Maravilha.

O julgamento das Raças Jersey e Holandesa acontecerá na Sexta-feira, dia 30 de outubro, em uma estrutura montada especialmente para essa atividade. O jurado será um membro da Associação Brasileira do Holandês, sendo que em edições anteriores da ExpoMondaí o julgamento já havia sido feito por um membro desta conceituada associação, Sr. Enedir Zanchett. Serão avaliados diversos quesitos relacionados ao fenótipo dos animais, com todas as suas características, sendo que esta avaliação é importante na medida em que contribui para a valorização financeira dos animais. Haverá premiação em dinheiro para cada campeão de categoria e ainda Troféu e prêmios em dinheiro para os Campeões do Grande Campeonato.

Para que os animais estejam apresentáveis para o julgamento, uma equipe da Secretaria de Agricultura de Mondaí irá realizar a tosa nos dias 13, 14, 15 e 16 de outubro, conforme explica o Médico Veterinário Bento Martins Bisneto. “Para realização da tosa, os animais das raças Jersey e Holandesa, devem estar banhados e limpos. Queremos que os produtores mondaienses apresentem seus animais da melhor forma possível e por isso iremos a cada propriedade realizar esta tosa”, afirma Bento. Serão realizadas tosas em cerca de 10 animais por dia, iniciando o roteiro em Linha Ervas na propriedade do Sr. Nelson Kuffel, seguindo em Barra Escondida no Sr. Ermindo Waldow, em Linha Capivara no Sr. Volmir Klaumann, em Linha Tigre no Sr. Calixto Royer, em Linha Laju na propriedade do Sr. Elizandro Mainardi e no Sr. André Orso, em Sanga Forte no Sr. Aldair Dal Ri e em Tamanduá na propriedade do Sr. Cristiano Mainardi.

A Secretaria de Agricultura disponibilizará ainda o transporte dos animais da propriedade até a ExpoMondaí e depois levá-los de volta, sem custo algum ao produtor e expositor mondaiense. A importância da realização do evento e participação do produtor se dá justamente pela oportunidade de por em evidência a produção rural do município e em aproximar produtores rurais e potenciais compradores. “A ExpoMondaí possui uma grande participação dos nossos produtores e isso eleva o nome do município pela qualidade de seus animais. A exposição agrega valor ao produtor mondaiense, sendo que os comerciantes, incluindo laticínios, empresas do ramo, e cooperativas, têm a oportunidade de perceber que aqui existe qualidade. O evento também poderá se tornar um momento interessante de contato, sobretudo para as indústrias que produzem equipamentos, máquinas e outros materiais utilizados pelos produtores”, destaca o Médico Veterinário Bento.

A ExpoMondaí 2015 representa um momento importante aos produtores de Mondaí e região que têm, no evento, a oportunidade de apresentar o melhor do seu plantel, com animais de qualidade genética e boa produtividade em carne e leite, aliado ao bom desempenho destes animais no campo.