Professores da Rede Municipal de Ensino recebem capacitação sobre os computadores interativos em Mondaí
O município de Mondaí, através da Secretaria de Educação adquiriu recentemente 26 Computadores Interativos com Lousa Digital, para complementar e qualificar ainda mais as aulas oferecidas aos alunos. Os computadores interativos servem também como lousas digitais e vão auxiliar o professor na sala de aula. Com a utilização do computador interativo, ele poderá tanto projetar imagens, textos e dados, por exemplo, como passar um vídeo ou fazer desenhos digitais.
Pensando em aumentar ainda mais o conhecimento dos professores sobre o computador interativo a Secretaria Municipal de Educação durante todo o mês de agosto realizou uma formação com o auxílio instrutor Ivanir José Führ, sobre os novos computadores interativos que foram disponibilizados para o Ensino Fundamental, e todos os professores que possuem carga horária de 40 horas no ensino fundamental do 1º ao 9º ano receberam o computador interativo.
Os profissionais de cada unidade escolar receberam informações adequadas na entrega dos computadores interativos com lousa digital, para poderem explorar ao máximo o material interativo. O Computador Interativo e a Lousa Digital são portáteis e não precisam ficar somente na sala de informática, podendo circular pelas diversas salas de aula e ambientes da escola.
Segundo a Secretária de Educação Marilena D’Altoé essa nova ferramenta tecnológica é para ser usada em sala de aula, e além desses computadores a Secretaria está proporcionando uma nova rede com acesso a internet para as Escolas Gessy e Laju para que esse recurso tecnológico possa ser utilizado e venha melhorar a qualidade da aprendizagem e tornar as aulas mais interativas. “Esses computadores com certeza irão tornar as aulas ainda mais interessantes e riquíssimas, pois sabemos que a grande parte que conseguimos captar é através da visualização de imagem, rodando dvd, cd e pendrive e também com a conexão à internet juntamente com o quadro interativo com uma caneta especial, onde o professor poderá fazer apontamentos e anotações sobre o conteúdo que está trabalhando”, comenta Marilena.
Segundo Ivanir o professor pode preparar apresentações em programas comuns de computador, como Power Point, por exemplo, e complementar com links de sites. Durante a aula, é possível, enquanto apresenta o conteúdo programado, navegar na internet com os estudantes. “Pode ainda criar ou utilizar jogos e atividades interativas, contando com a participação dos alunos, que vão até a lousa e escrevem nela por meio de um teclado virtual ou por meio de uma caneta especial já que a lousa lê ambas as formas”, comenta Ivanir.
Nada do que é feito na lousa digital se perde, pois se o professor quiser, é possível salvar a aula etapa por etapa, a cada contribuição sua ou dos alunos. Assim as aulas podem ser guardadas para sempre e até compartilhada com os estudantes, via e-mail. Ivanir comenta que para que a tecnologia seja importante na educação é necessário antes de tudo entendê-la como parte deste processo. “Assim, na escola, este conhecimento deve ser, contudo, transfigurado em um fazer pedagógico baseado no trabalho coletivo, ou seja, aluno e professor interagindo juntos neste processo” finaliza Ivanir.
Fonte: Assessoria de Imprensa