Escolas Municipais de Mondaí recebem produtos da agricultura familiar

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), órgão responsável pelo Programa Merenda Escolas, repassa a cada ano letivo aos estados e municípios R$0,30 a R$ 1,00 por aluno, de acordo com a etapa de ensino. O investimento é calculado com base no censo escolar do ano anterior ao atendimento, onde no mínimo 30% dos recursos sejam destinados à compra de alimentos da agricultura familiar através das chamadas públicas de compra, com dispensa de licitação.

Em Mondaí diante da licitação realizada a vencedora dos produtos da agricultura familiar foi a COAFAMO, e semanalmente a Secretaria de Educação recebe os produtos para serem distribuídos nas escolas do município. Segundo a Secretária de Educação Marilena D’Altoé o objetivo é atender as necessidades nutricionais dos alunos para contribuir na aprendizagem e rendimento, bem como promover hábitos alimentares saudáveis. “O cardápio das escolas é elaborado pela nutricionista Joyce B. Walker dos Prazeres que acompanha e elabora todas as etapas desde a aquisição até a preparação e distribuição da alimentação”, comenta Marilena.

Ainda segundo Marilena a Secretaria esteve reunida com o Conselho de Alimentação Escolar onde visitaram as escolas e suas cozinhas, tendo contato com os profissionais sobre o cardápio que está sendo desenvolvido e atendido para as crianças, onde se percebe que gerou uma satisfação, sabendo-se que os pais dos alunos também acompanham. “Agradecemos esse trabalho da nutricionista que está bastante presente nas escolas e faz esse acompanhamento junto com as nossas cozinheiras, que tem o comprometimento de cada vez mais estar oferecendo uma alimentação saudável, onde enfatizamos bastante a questão de hortaliças, frutas e verduras para as crianças”, comenta Marilena.

Segundo a nutricionista Joyce a comida deve levar em consideração local, a sazonalidade e conter alimentos variados, frescos e que respeitem a cultura e os hábitos alimentares saudáveis. “A COAFAMO oferece aos estudantes frutas e verduras orgânicas, produzidas pelos agricultores familiares da região, que impulsionam a economia local”, comenta Joyce.

Essa parceria traz benefícios para o agricultor familiar que é mais uma alternativa de comercialização e hábitos alimentares saudáveis, contribuindo para o desenvolvimento dos alunos e para o município, significando o fortalecimento da cadeia da produção à comercialização e a geração de emprego e renda, fortalecendo a economia local.