Epagri de Mondaí realizou Reunião de Sede e Capacitação do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural
Com o objetivo de motivar e integrar a Administração Municipal, Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e Epagri em pró dos anseios da comunidade, o Escritório Municipal da Epagri de Mondaí organizou no último dia 03 de dezembro, na Casa da Cultura a Reunião de Sede e a Capacitação do conselho. Reuniram-se além de autoridades municipais, os conselheiros e a diretoria do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (CMDR), a equipe da Epagri Local com o Engenheiro Agrônomo Adair Magnaguagho e a Auxiliar de Escritório Neide Stecker, e ainda o Engenheiro Agrônomo Celso Back, responsável pela área de crédito da Regional de Palmitos.
Na oportunidade foram apresentados os trabalhos realizados pela Epagri durante o ano de 2014 e o plano de ação para o próximo ano, destacando a bovinocultura de leite que é a principal fonte de renda da maioria das propriedades rurais e o projeto estruturante do SC Rural que vai apoiar as agroindústrias e cadeias produtivas das famílias participantes e também o Programa Nacional de Crédito Fundiário desenvolvido no município que envolve mais de 130 mutuários.
O Engenheiro Agrônomo Celso Back abordou o papel do CMDR – Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e o PNCF- Plano Nacional de Crédito Fundiário, tratando de sua nova base legal, impactos e expectativas, principais entraves e a situação no município de Mondai. Segundo os dados do município atualmente, em números aproximados, 57 % dos mutuários estão em situação de normalidade, outros 17 % foram notificados para quitarem a totalidade da dívida junto a agencia bancária, por apresentarem alguma irregularidade. As demais famílias, que totalizam mais 26% apresentam alguma irregularidade e estão em condições de se regularizarem com as cláusulas dos contratos, evitando desta forma uma futura notificação.
Em seu discurso, o Prefeito Municipal Lenoir da Rocha salientou a importância da agricultura e pecuária para o município, demonstrando apoio à Secretaria da Agricultura, ao CMDR e a agricultura familiar e destacando o importante trabalho desenvolvido pela Epagri no município para a melhoria da renda e da qualidade de vida do Produtor Rural. “Mesmo o município tendo várias indústrias de pequeno, médio e grande porte, o setor agropecuário representa 40% da receita do município”, comenta o Prefeito, que lembrou também de sua carreira profissional que em parte foi desenvolvida como auxiliar administrativo deste escritório em tempos idos.
Algumas condições de irregularidades mais frequentes e que devem ser observadas pelos mutuários são as seguintes:
– É vedado o arrendamento para terceiros de áreas objeto de financiamento do PNCF;
– Mesmo quitado o imóvel, fica alienado até o 10º ano;
– Serão realizados laudos de vistoria durante todo o prazo de financiamento do imóvel;
– Não é permitido derrubar, vender ou provocar alterações nas construções do imóvel que estejam averbadas à matrícula do mesmo sem anuência da U.T.E.;
– A cedência de áreas para terceiros (arrendamento, comodato, parceria, cessão de uso);
– O abandono do imóvel;
– A venda para terceiros que não tenha sido aprovada pelo Conselho Municipal e pela UTE;
– Exploração do imóvel com reflorestamento (toda área agricultável); sem seguir o Plano de Trabalho previsto na contratação;
– Uso do imóvel para fins especulativos.
Fonte: Assessoria de Imprensa
sa