Campanha do Novembro Azul está sendo realizada em Mondaí

A Campanha Novembro Azul intensifica neste mês a prevenção e o tratamento da saúde do homem, em especial contra o câncer de próstata. No dia 17 é comemorado o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. A Secretaria Municipal de Saúde de Mondaí organizou a programação do mês de novembro para contemplar atividades de promoção de saúde dos homens e detecção precoce do câncer. O câncer de próstata é na maioria dos casos um tumor de crescimento lento, e o diagnostico precoce, quando o câncer está apenas na próstata, aumenta a chance de cura. A chance de desenvolver o câncer aumenta com o envelhecimento, porém alterações já podem aparecer aos 40 anos, ou antes.

Em Mondaí, o câncer é a segunda maior causa de morte entre homens com 60 anos ou mais, sendo o câncer de próstata o tipo com maior incidência. Segundo o Dr. Silvio de Sousa Andrade a procura sempre foi muito grande, apesar de se ter um pouco de preconceito por achar que os homens não procuravam tratar da sua saúde e que eles não procurariam os médicos para tratar, principalmente em relação ao câncer de próstata. “Em outras cidades por todo o Brasil a procura é muito alta e espero que aqui em Mondaí também se repita, pois o homem está se preocupando cada vez mais com a sua saúde e procura cada vez saber mais sobre o que é o câncer de próstata. E como estamos no mês da campanha esperamos que os homens se conscientizem, percam o preconceito e venham fazer o exame”, comenta o Dr. Silvio. 

             Ainda segundo o Dr. Silvio existem precauções gerais e precauções específicas com relação à próstata. Nas precauções gerais o homem esta incluído em não adoecer facilmente, ter uma vida saudável, praticar caminhadas, exercícios físicos regularmente, beber moderadamente, não fumar, praticar sexo seguro, evitar estresses de longa data, medir a pressão arterial regularmente pelo menos uma vez a cada seis meses e manter a pressão efetivamente baixa com ou sem remédio. Nas precauções específicas o homem deve fazer o exame regularmente, ou de dois em dois anos, quem tem histórico familiar deve fazer de ano em ano após os 40 anos e quem não tiver histórico de câncer na família pode realizar esse exame acima dos 50 anos. “Procuramos sempre dizer que não existe como se prevenir 100%, pois não existe prevenção do câncer de próstata e sim uma detecção precoce do problema, e se for detectado precocemente a cura é 100%”, finaliza o Dr. Silvio.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa