Administração Municipal apóia busca de soluções para a situação dos empregados da empresa Laticínios Mondaí

Na manhã desta terça-feira, dia 30 de setembro, o Prefeito Lenoir da Rocha recebeu em seu Gabinete Oficial, a visita de uma comissão representante da classe dos funcionários da Empresa Laticínios Mondaí.  Esteve presente ainda o Presidente do Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias de Alimentos Jair Paulo Stahler, de São Miguel do Oeste.

O objetivo da visita do grupo ao Prefeito de Mondaí foi debater a respeito da atual situação da empresa e seus funcionários, solicitando ajuda da Administração Municipal para acompanhar a comissão em Audiência, que deve ser marcada nos próximos dias, com o Ministério Público de Mondaí. O Chefe de Produção da Laticínios, Francisco Marsango,  ressalta que a audiência deverá contar com a presença do Prefeito do município de Mondaí, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Prefeito de Riqueza. “Lutaremos primeiramente pela liberação do estoque de queijo, o qual foi inspecionado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Em conseqüência disso, também solicitando a liberação das operações de compra, venda e industrialização”, destaca Francisco.

A Laticínios Mondaí emprega atualmente 240 funcionários diretos e aproximadamente 100 pessoas envolvidas com o transporte. A comissão explicou a atual situação ao Prefeito Lenoir, sendo que dezenas de pessoas foram demitidas, algumas estão com aviso prévio e outras tendo férias prorrogadas. Flaviane Regina Pin, que esteve presente com a comissão, é casada e trabalhava há pouco mais de 3 meses na empresa. “Eu e meu marido planejávamos encaminhar o projeto da nossa casa, temos financiamento de carro para pagar e aluguel. Estamos nos privando de muitas coisas agora na agonia de não saber o que está por vir. Estamos nos colocando também no lugar de colegas de trabalho, casais que trabalham na empresa e tem filhos e casa para sustentar”, comenta Flaviane. Já Mariane Besing, está há quase 4 anos trabalhando na Laticínios Mondaí, é estudante e está preocupada em como fará para continuar a sua faculdade de Pedagogia. “Temos um bom salário na empresa. Aqueles que cursam ensino superior na área tinham auxílio para o pagamento da mensalidade como forma de valorização e crescimento profissional dentro da empresa. Planos e projetos de muitas famílias estão sendo prejudicados com a atual situação”, desabafa a funcionária.

Segundo o Prefeito Lenoir da Rocha, o município estará acompanhando esta comissão e sindicatos em seus objetivos. “Estamos nos solidarizando com esta situação. Inúmeros desempregos ainda podem acontecer, mas estaremos juntos buscando uma solução a este problema, tentando inicialmente a liberação da venda de produtos que foram fabricados após a intervenção do MAPA e sob fiscalização do SIF, que em nossa opinião podem ser comercializados. Estaremos junto com esta comissão, sempre que solicitados, em audiências a serem marcadas com o Ministério Público e futuramente com o Juiz desta comarca. Não queremos ver inúmeras pessoas sem o seu salário a cada fim de mês e queremos impedir mais desempregos”, afirma o Prefeito.

Nos próximos dias esta comissão buscará marcar uma audiência com o Ministério Público. Ao final da reunião no Gabinete oficial, agradeceram ao Prefeito Lenoir da Rocha pelo seu apoio e da Administração Municipal. “Agradecemos por estar lutando conosco tentando buscar soluções para esta situação. Fomos muito bem recebidos e atendidos. Esperamos que em breve possamos ver nossa empresa produzindo e se desenvolvendo, auxiliando também para a economia e geração de empregos em nosso município”, finaliza a funcionária Mariane.