Metas do Plano Nacional de Cultura são discutidas em Mondaí

No último dia 4 de julho, reuniram-se na Casa da Cultura de Mondaí, pessoas da Sociedade Civil e Área Governamental ligadas à Cultura do Município, para debater a respeito das Metas do Plano Nacional de Cultura. São propostas para os próximos 10 anos, com objetivos planificados a partir da discussão com a sociedade, em um planejamento realizado com democracia.

As 53 metas refletem o esforço coletivo para assegurar o total exercício dos direitos culturais dos brasileiros e brasileiras de todas as situações econômicas, localizações, origens étnicas e faixas etárias.

O Plano se estrutura em três dimensões complementares: a cultura como expressão simbólica; como direito de cidadania e como campo potencial para o desenvolvimento econômico com sustentabilidade. Essas dimensões, por sua vez, desdobram-se nas metas, que dialogam com os temas reconhecimento e promoção da diversidade cultural; criação e fruição; circulação, difusão e consumo; educação e produção de conhecimento; ampliação e qualificação de espaços culturas; fortalecimento institucional e articulação federativa; participação social; desenvolvimento sustentável da cultura e fomento e financiamento.

As proposições e os desafios do Plano Nacional de Cultura apresentam 14 diretrizes, 36 estratégias e 275 ações para se pensar o papel do Estado e a participação social; a proteção e promoção da diversidade artística e cultural; o acesso aos bens culturais; e o desenvolvimento socioeconômico sustentável. As metas, portanto, devem ser reflexo do resultado dessas ações e apontar o cenário que se deseja para a cultura até 2020.

Este estudo terá continuidade nesta quinta-feira, dia 11 de julho, onde Mondaí irá propor e discutir propostas de estratégia de abrangência do Eixo IV: Cultura como Desenvolvimento Sustentável. Todas estas estratégias serão levadas para aprovação na I Conferência Intermunicipal de Cultura, neste dia 12 de julho, com a participação dos municípios de Caibi, Palmitos, Riqueza e Mondai. O evento acontece no Centro de Convivência dos Idosos de Caibi, com início 13:00hrs.