Alunos das Escolas Municipais de Mondaí participam da 14ª Mostra Brasileira de Foguetes

Alunos das Escolas Gessy Spier Averbeck, Reunida de Taipa Baixa e Escola de Laju, com o apoio da Administração Municipal e Secretaria da Educação e Cultura de Mondaí, participaram da 14ª Mostra Brasileira de Foguetes, e da 23ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA).

Os alunos produziram seus próprios foguetes. A atividade foi realizada sob coordenação das Professoras de Ciências Adriane Miotto, Charlene Copini e Marisa Flach. Os lançamentos ocorreram na última semana.

Após produzidos, os foguetes foram lançados em campo aberto. Os lançamentos alcançaram de 45 a 129 metros de distância.

Conforme as professoras, a atividade é diferenciada, e promove o engajamento e muitíssima empolgação dos alunos na construção dos foguetes.

Os modelos são movidos a água e ar comprimido e feitos com material plástico como corpo de garrafa PET, aletas de pastas plásticas e bexigas. A construção da base de lançamento, que é o principal, foi produzida com materiais como canos, conexões, válvulas, barbante, bombinha para pneu de bicicleta, dentre outros. 

A OBA é realizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB), e o Instituto de Física da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ).

A OBA consiste em uma prova com 10 questões, envolvendo conceitos sobre o Sistema Solar, planetas, satélites, a origem e desenvolvimento da Astronomia entre outros tópicos associados a essa temática. Já a Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) é uma olimpíada inteiramente experimental, pois consiste em construir e lançar, obliquamente, foguetes, a partir de uma base de lançamento, o mais distante possível.

Ambas têm por objetivo principal, fomentar o interesse dos jovens pela astronomia, astronáutica, ciências e afins, promovendo a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e participativa.

A Secretária da Educação e Cultura, Sandra Regina Callai Schuh declara, “a participação dos nossos alunos na olimpíada, nos permite difundir conhecimento cientifico para alunos e professores, fortalecendo ainda mais a Educação de Mondaí. Parabéns às professoras, alunos e escolas pela dedicação e comprometimento”, enfatiza.

Ao final das atividades todos os alunos receberam um certificado de participação.

 

Jornalista Tamara Melo

Assessora de Comunicação/Prefeitura de Mondaí