Escolas Municipais de Mondaí realizam Campanha “Setembro Amarelo” de Prevenção ao Suicídio

Com o objetivo de trabalhar a conscientização e a prevenção ao suicídio, as Escolas Municipais Gessy Spier Averbeck e Escola de Laju, com o apoio da Administração Municipal e Secretaria da Educação, realizaram a Campanha Setembro Amarelo. A Campanha aconteceu no final do mês de setembro o nos dias 01, 02 e 03 de outubro.

Conforme o Prefeito Valdir Rubert, trabalhar esse tema nas Escolas é de suma importância, visto que o suicídio é um problema sério de saúde pública no mundo inteiro e que merece a devida atenção de todos. Nosso principal objetivo é garantir a segurança e bem-estar dos nossos alunos”, declara.

A Campanha foi Coordenada pela Psicóloga das Escolas, Catiane Paludo. Segundo ela, o foco da Campanha está em ressaltar que, falar é a melhor solução para prevenção ao suicídio.

A psicóloga explica que, foram trabalhados com os alunos sobre diversos fatores sobre o tema, como por exemplo, o risco de autoagressão ou tentativa de suicídio em crianças e adolescentes sendo eles: história de tentativas de suicídio ou autoagressão (por ex., automutilação); histórico de transtorno mental; bullying; situação atual ou anterior de violência intra ou extrafamiliar; história de abuso sexual; suicídio(s) na família;  Baixa autoestima;  Uso de álcool e outras drogas; Populações que estão mais vulneráveis a pressões sociais e discriminação, tais como: LGBT, indígenas, pessoas em situação de rua, etc.

A campanha abordou ainda sobre os sinais de alerta, que se deve ter para o comportamento suicida. E ainda, sobre dicas para conversas sobre esse comportamento. “Ouça: Fique totalmente disponível no momento em que uma criança ou adolescente procurar você ou responder a um convite para falar mais. Procure ajuda: Em alguns casos, você ou seu serviço poderá responder às necessidades da criança ou adolescente. Isto inclui encorajá-lo a conversar com amigos, pais e outros adultos de confiança sobre seus pensamentos e sentimentos. Em outras circunstâncias, você precisará buscar apoio adicional”, enfatiza.

Assessora de Comunicação/Prefeitura de Mondaí