Governo de Mondaí cria Programa de Repasse Financeiro às APPs das Escolas Municipais
Com o objetivo de estar sempre inovando, a fim de garantir uma Educação de excelência para Mondaí, a Administração Municipal criou o Programa de Repasse Financeiro para as Associações de Pais e Professores (APPs), das Escolas Municipais. Na última sexta-feira, 05, o Prefeito, Valdir Rubert realizou a assinatura dos termos de colaboração.
Na ocasião, estiveram presentes a Secretária da Educação e Cultura, Sandra Regina Callai Schuh, o advogado responsável pelo Controle Interno, Jonas Demarchi, diretores das escolas, presidentes e tesoureiros das APPs.
O Programa de Repasse Financeiro às APPs, foi criado nos moldes do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE).
Criado em 1995, o PDDE tem por finalidade prestar assistência financeira para as escolas, em caráter suplementar, a fim de contribuir para a manutenção e melhoria da infraestrutura física e pedagógica, com consequente elevação do desempenho escolar. Também visa fortalecer a participação social e a autogestão escolar.
De acordo com o Prefeito, os termos de colaboração assinados entre o Município de Mondaí e a APPs, visam complementar as ações do Plano de Desenvolvimento da Educação e efetivação das ações pedagógicas essenciais. “Este repasse é necessário para dar agilidade à solução de situações que envolvem poucos recursos financeiros, bem como sociedade exige uma gestão mais célere, atenta às demandas cotidianas, que possam ser resolvidas com políticas públicas como esta, possibilitando maior autonomia financeira às escolas”, enfatiza.
A Secretária da Educação e Cultura, explica que os recursos repassados às APPs deverão ser prestados contas mensalmente. Algumas despesas são proibidas, como com pessoal, passagens e diárias; obras e material permanente; reformas de grande porte e ampliação de áreas construídas.
Jornalista Tamara Melo
Assessora de Comunicação/Prefeitura de Mondaí