Professores da Rede Municipal de Ensino participam de formação

Nos dias 08 e 09 de junho a Secretaria de Educação de Mondaí em parceria com o Programa Cooper Jovem, estiveram proporcionando uma formação aos Professores da Rede Municipal de Ensino, com o instrutor Eliseu Felipe Hoffmann. Estiveram participando em torno de 70 professores de uma formação que teve como lema “A festa da cooperação”. O objetivo deste trabalho foi capacitar para o desenvolvimento de atividades de cooperação nas escolas, disseminando os valores em comemoração ao Dia Internacional do Cooperativismo. Em todas as atividades desenvolvidas o desafio era resgatar o verdadeiro significado da cooperação e descobrir que o ganho está no prazer de brincar e de se divertir com o outro no prazer de conviver.

Foram realizadas diversas atividades que exercitam a cooperação, como exemplo, em uma delas, intituladas “Integra a Ação – IntegrAÇÃO” foi direcionado para despertar a magia do calor humano que muitas vezes fica obscurecido pela frieza do cotidiano. No resgate desta vivência os participantes puderam estar mais integrados e experimentaram o prazer da descontração e da permissão em expressar seu jeito de ser a toda a equipe, sem julgamento, sem se expor, sem críticas, somente na presença do querer bem. Na atividade intitulada “Festa do Cooperativismo – Atividades nas escolas”, os participantes acompanharam o filme A Guerra do Arco Íris, que mostrou três reinos inicialmente separados (amarelo, vermelho e azul) que se aproximam tentando impor uns aos outros suas próprias cores. Eles se surpreendem quando percebem que, se misturando, criam novas e belas possibilidades. Na atividade intitulada “Valores da Cooperação – o jogo do ganha-ganha”, buscou-se refletir e reconhecer que a natureza humana é na verdade cooperativa, e resgatar a possibilidade de uma sociedade mais justa passa justamente pelo exercício da cooperação. A elaboração deste trabalho objetivou levar os participantes a reconhecerem os tipos de jogos que estão presentes no cotidiano, e que minam a confiança e destroem a união e a solidariedade.

Foram dois dias muito produtivos aos Professores da Rede Municipal de Ensino de Mondaí, que poderão desenvolver seu conhecimento no dia-a-dia da sala de aula.