Escola Professora Gessy Spier Averbeck oferece oficina de Robótica do Projeto Mais Educação
A robótica tem o objetivo de preparar os estudantes para montar mecanismos robotizados simples baseados na utilização de kits de montagem, possibilitando o desenvolvimento de habilidades em montagem e programação de robôs. Proporciona um ambiente de aprendizagem criativo e lúdico, em contato com o mundo tecnológico, colocando em prática conceitos teóricos a partir de uma situação interativa, interdisciplinar e integrada. Permite uma diversidade de abordagens pedagógicas em projetos que desenvolvam habilidades e competências por meio da lógica, blocos lógicos, noção espacial, teoria de controle de sistema de computação, pensamento matemática, sistemas eletrônicos, mecânica, automação, sistema de aquisição de dados, ecologia, trabalhos em grupos, organização e planejamento de projetos. As aulas de robótica que acontecem todas as terças e quartas-feiras na Casa da Cultura é mais uma das oficinas do Projeto Mais Educação da Escola Professora Gessy Spier Averbeck e são ministradas pelo Professor Roger Schmeier.
Segundo o Professor, o objetivo da oficina é despertar a coordenação motora e a criatividade dos alunos através de desafios que são propostos para eles liberarem a criatividade e montar como pensam que são os objetos e também seguem modelos do computador que vieram junto com o Kit de robótica. “Às vezes monto um modelo e peço para que eles façam diferente, maior ou menor para tentar a criatividade. No mês de agosto irão chegar também às partes eletrônicas para que possamos começar a fazer carrinhos com sensor de presença e entre outras coisas”, comenta o professor.
Segundo a diretora da Escola Claudete CostaCurta esse projeto tem por objetivo oportunizar situações variadas de aprendizagem criativa e lúdica, interatividade com novas tecnologias, aprendizagem integrada com outras, disciplinas, trabalho em equipe, raciocínio lógico, empreendedorismo, capacidade psicomotora e desenvolvimento de habilidades e competências por meio da lógica. “Vai muito além da construção de projetos e programação de robôs. Proporciona um aprendizado prático que desenvolve no aluno a capacidade de pensar e achar soluções aos desafios propostos”, comenta a diretora.
Os alunos Lucas Peiter, Rafel Sherer e Kauã Azevedo, dizem gostar muito das aulas de robótica e que já aprenderam a fazer vários brinquedos. “Gosto muito das aulas e daqui alguns dias nós vamos aprender também a mexer com robôs e peças eletrônicas e isso é muito legal, estou muito ansioso”, comenta Lucas. “Gosto das aulas porque já aprendi a fazer muitos modelos de carros que mexem as rodas, só faltam os motores, mas já estou arrumando um em casa para montar “comenta Rafael . “As aulas são muito legais porque a gente vê o esquema no computador do professor e tentamos fazer como está lá”, comenta Kauã.
Fonte: Assessoria de Imprensa