🌐Mondaí Participa do 2° Simulado de Mesa da Defesa Civil🌐

👥O secretário de obras, urbanismo e serviços públicos e coordenador da defesa civil de Mondaí, Juliano de Oliveira, juntamente com o engenheiro agrônomo e técnico da defesa civil do município, Paulo Anhaia, participaram de um importante evento no Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CIGERD) – uma estrutura da Defesa Civil do Estado de Santa Catarina localizada em Chapecó.

🏗️O evento em questão foi o 2° Simulado de Mesa, projetado para simular um cenário hipotético de rompimento de barragem, em conformidade com a Lei Federal 14.066/2010, que trata sobre a segurança de barragens.

🤝Este simulado reuniu representantes da defesa civil do estado, gerentes e técnicos do Empreendimento Foz do Chapecó, além de coordenadores e técnicos das defesas civis dos municípios.

🎯O objetivo principal foi avaliar a eficácia das ações definidas nos planos de contingência municipais em resposta às situações de rompimento de barragem. Através deste exercício, buscou-se detectar possíveis falhas e propor melhorias para garantir que o planejamento seja sempre mais adequado e eficiente às necessidades das comunidades afetadas.

🛡️É importante destacar que Mondaí possui um Sistema de Defesa Civil programado e estruturado, dedicado a ações coordenadas de prevenção a emergências e desastres. A equipe atua de forma proativa na resposta a situações de anormalidade, socorrendo e auxiliando as pessoas atingidas, reduzindo danos e prejuízos, garantindo o funcionamento de serviços essenciais e promovendo a recuperação das comunidades afetadas.

🗣️“Este compromisso com a segurança e bem-estar dos cidadãos é um reflexo da dedicação da administração municipal em manter um município preparado para enfrentar desafios imprevistos. A participação no 2° Simulado de Mesa para Rompimento de Barragem é mais um passo importante na direção da segurança e da proteção de nossa comunidade mondaiense”, enfatizou o secretário de obras, urbanismo e serviços públicos e coordenador da defesa civil, Juliano de Oliveira.

Ivomar Rauber Jornalista Reg 0006945/SC

Assessor de Comunicação da Prefeitura de Mondaí