Governo Municipal promove Campanha de Combate ao Aedes Aegypti

A Administração Municipal, por meio da Secretaria da Saúde e a Vigilância Epidemiológica, está promovendo uma Campanha de Combate ao Aedes Aegypti, o mosquito transmissor da Febre Chikungunya, do Zica Vírus e da Dengue.

Conforme a Vigilância Epidemiológica, a população deve reparar em locais como calhas, ralos de banheiros, atrás da geladeira e o suporte da parabólica.  O lixo deve ser depositado dentro dos sacos plásticos bem fechados, longe do alcance dos animais e de modo que nenhum recipiente fique solto e possa acumular água.

A caixa d’água, deve estar bem lacrada e com tampa adequada, atentando para o extravasor, popularmente conhecido como “ladrão”, que se trata da canalização destinada a escoar eventuais excessos de água dos reservatórios.

Os pratinhos de flores devem ser eliminados, pois, de acordo com os agentes de endemias, mesmo com areia, a água fica acumulada, se tornando criadouro. Além disso, deve-se retirar os plásticos decorativos de redor dos vasos nas plantas.

Outro local que também se deve cuidar é a flor do tipo bromélia, que acumula água em seu interior. A orientação, é que se aplique uma gota de detergente de cozinha dentro da planta uma vez na semana, o que ocasiona a morte da larva do mosquito.

 

 

Jornalista Tamara Melo

Assessora de Imprensa/Prefeitura de Mondaí