Cardiologista Márcio Chinazzo realiza palestra preventiva em Mondaí

A Secretaria Municipal de Saúde de Mondaí proporcionou no último dia 30 de abril uma importante palestra com o Cardiologista Dr. Márcio Chinazzo, na Casa da Cultura. A Enfermeira Carlise Krein explica que a palestra foi voltada especialmente para os grupos de risco como diabéticos, hipertensos e idosos, como orientação para melhorar a qualidade de vida. “ Por solicitação da comunidade e a necessidade de transmitir maiores informações, a Secretaria de Saúde decidiu por oferecer uma palestra preventiva sobre os fatores de risco para desenvolvimento de doença cardiovascular”, comenta.

            O Cardiologista Doutor Márcio Chinazzo se formou em 2002 pela Universidade Federal de Santa Maria. Já trabalhou em cidades da região, a exemplo de Iporã do Oeste e Santa Helena. Sua especialização em Cardiologia foi conquistada em Porto Alegre – RS no Instituto de Cardiologia. Atualmente reside em São Miguel do Oeste e atende na ServiMed de Iporã do Oeste, realizando ainda palestras sobre vários assuntos relacionados à Cardiologia.

            Durante sua palestra em Mondaí, Dr. Márcio relatou sobre a prevenção de doenças cardiovasculares, mais especificamente doenças isquêmicas; fatores de risco que levam as pessoas a adoecerem do coração; o quanto o acúmulo destes fatores propiciam o desenvolvimento de doenças isquêmicas, e ainda tirou dúvidas dos participantes ao final da palestra. “Alguns grupos de pessoas com muitos fatores de risco acumulados, devem fazer acompanhamento especializado com Cardiologista para a realização de exames aprofundados, tentando assim prevenir eventos cardíacos no futuro”, destaca o Cardiologista.

            Informações de grande importância foram repassadas às dezenas de pessoas que se fizeram presentes na palestra. O Cardiologista alertou sobre os fatores de risco que contribuem para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, como o tabagismo, diabetes, pressão alta, sedentarismo, estresse e obesidade. Ressaltou ainda que a prevenção seja feita com a mudança ou a adoção de um novo estilo de vida, com uma dieta adequada, atividade física para combater o sedentarismo e a obesidade, e ainda, não fumar. Para pessoas já na fase adulta a orientação é reforçar o controle da hipertensão e diabetes, sendo que em alguns casos a medicação é indispensável.

 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa