Encerramento do segundo Grupo dos Tabagistas de Mondai aconteceu no mês de Fevereiro

            Aconteceu no mês de fevereiro a entrega dos certificados aos ex-tabagistas que participaram do 2º grupo “Ambiente Livre de Tabaco”. “Foi um momento importante de valorização do esforço de cada usuário que rompeu com seu vicio – o tabagismo. Os resultados mais observados em relação aos participantes é a qualidade de vida, com novos ganhos no seu dia-a-dia”, comenta a Psicóloga e Coordenadora do Programa Andréia Yess Heberle.             

O 2º grupo iniciou em outubro de 2013 e contava com 15 participantes, todo do município de Mondaí. Eram realizados encontros nas quartas-feiras e ainda os encontros de manutenção, sendo dois quinzenais e mais dois mensais. O 1º grupo aconteceu na parte da tarde, o 2º na parte da manhã e agora o 3º acontecerá à noite.           

Diversos profissionais estiveram envolvidos nos trabalhos do grupo, entre eles a Assistente Social Jucilene Staudt, o Médico Dr. Guilherme Rocha Melo, a Farmacêutica Fabiane Girardelo, a Enfermeira Débora Riese, a Dentista Raquel da Rocha, a Nutricionista Tatiani Barbosa e a Psicóloga e Coordenadora do Programa Andréia Yess Heberle.           

O foco principal é trabalhar o Tema “Ambiente Livre do Tabaco” sendo que cada profissional na sua área trabalhava temas específicos como: ajuda medicamentosa, efeitos da parada do uso do tabaco, alimentação / ganho de peso, abstinência/fissura e ansiedade, beneficio de deixar de fumar, câncer associados e dentição, entre outros.            

Todo participante recebe 4 livrinhos, estes distribuídos 1 a cada semana. Quanto aos medicamentos, cada caso é avaliado e analisado a necessidade da ajuda de medicação com reposição de nicotina com adesivos e ou gomas de mascar.            

O Programa iniciou em janeiro de 2013, a partir de um projeto construído pela Psicóloga Andréia Yess Heberle encaminhado ao Ministério da Saúde e aprovado. “O que nos levou a trabalhar o tema Tabagismo em Mondaí foi o alto índice de fumantes neste município e a possibilidade de trabalhar ao encontro do Programa desenvolvido pelo Ministério da Saúde Ambiente Livre do Tabaco”, ressalta a psicóloga.           

Ainda neste mês de março inicia o 3º grupo de tabagismo. Os interessados em participar devem se inscrever no CAPS. Contudo quem respondeu ao agente de saúde uma entrevista sobre o tabagismo no inicio de 2013, já está automaticamente inscrito e será chamado de acordo com um sorteio que realizamos em cada inicio de grupo.  

 

Fonte: Assessoria de Imprensa