Participantes do Primeiro Grupo de Tabagismo de Mondaí recebem certificado

Aconteceu no último dia 20 de novembro de 2013 a entrega dos certificados ao ex-tabagistas que participaram do 1º Grupo de Tabagismo. O momento foi de fundamental importância, pois tem por objetivo valorizar e parabenizar a iniciativa de parar de fumar, bem como de se manter abstinente.  É um momento de comemoração, momento de sentir e usufruir dos benefícios de ter parado de fumar.

                Estiveram presentes no ato de entrega dos certificados, o Prefeito Municipal Lenoir da Rocha, a Secretária de Saúde Selani Brusch, a Secretária de Educação Marilena Daltoé. O primeiro grupo contou com a supervisão dos seguintes profissionais: Médico Guilherme Rocha Melo, Enfermeira Débora Riese, Psicóloga Andréia Heberle, Assistente Social Jucilene Staudt, Farmacêutica Fabiane Girardelo, Nutricionista Tatiani Barbosa e a Dentista Raquel da Rocha.

                O grupo iniciou com 16 tabagistas no dia 28 de agosto deste ano, sendo que por motivos particulares e individuais alguns tiveram que abandonar os encontros. Pelo menos dois participantes se mantiveram abstinentes e houve 10 ex-tabagistas que participaram com assiduidade dos grupos e se mantém abstinentes. Foram 5 encontros semanais, 2 encontros quinzenais e 2 encontros mensais, os de manutenção. Nos encontros são apresentadas informações, bem como avaliado o grau de dependência e ajuda de medicação, adesivos, gomas e demais materiais necessários. O tratamento não tem custo.  

                O segundo grupo está seguindo com os encontros, sendo que iniciou em 16 de outubro de 2013. Estão participando 15 tabagistas com o objetivo de deixar de fumar. A seleção de pessoas para iniciar um novo grupo, deve acontecer em janeiro de 2014.

                O Programa foi desenvolvido pelo Ministério da Saúde em conjunto com o INCA, e depois de algumas capacitações, buscou-se conhecer a realidade do Município de Mondai onde foi constatado um alto índice de tabagistas. Diversas campanhas e programas foram realizados com os grupos.  

                Os encontros têm por finalidade levar informações a respeito de como deixar de fumar, conscientizando os tabagistas dos benefícios de deixar de fumar, bem como apresentando a estes as dificuldades inerentes a cessação do tabaco. É trabalhada a psicoterapia comportamental com uma equipe multiprofissional.  Acredita-se que com a conscientização da população a respeito do uso de tabaco e a possível parada, será possível diminuir o grau de muitas outras dependências e doenças.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa