Realizado Seminário do Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa em Mondaí

Em um trabalho conjunto entre Administração Municipal e Secretaria Municipal de educação dos Municípios de Mondaí e Riqueza, aconteceu na manhã do último dia 14 de novembro, no Dia Nacional da Alfabetização, o Seminário do Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa – PNAIC. O evento aconteceu na Casa da Cultura e contou com a presença de diversas autoridades políticas dos dois municípios, representantes da área da Educação, Coordenadores e Orientadores de Estudos do PNAIC, professores alfabetizadores e cursistas, entre outros.              

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso firmado entre o Governo Federal, dos Estados e Municípios com o objetivo de proporcionar proficiência em Língua Portuguesa e Matemática a todas as crianças, ou seja, assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.           

Neste ano de 2013 a formação enfatizou as questões da linguagem e para 2014 o curso terá continuidade com aprofundamento na linguagem e enfatizando a matemática. O curso do PNAIC proporcionou aos professores conhecimentos teóricos, troca de experiências e atividades práticas de sala de aula, totalizando 120 horas de certificado.           

Na rede Municipal de Mondaí participaram deste programa: 1 coordenador municipal, 1 orientador de estudos, 9 professores alfabetizadores e 315 alunos. Em Riqueza participaram 1 coordenador municipal, 1 orientador de estudos, 8 professores alfabetizadores e 164 alunos.            

A alfabetização é, sem dúvida, uma das prioridades no contexto atual, pois o professor alfabetizador tem a função de auxiliar na formação para o bom exercício da cidadania. Para exercer sua função de forma plena é preciso ter clareza do que ensina e como ensina. Para isso, não basta ser um reprodutor de métodos que objetivem apenas o domínio de um código lingüístico. É preciso ter clareza sobre qual concepção de alfabetização está subjacente à sua prática. Quando se trata do processo de alfabetização, o papel do professor é ensinar o sistema de escrita e propiciar condições de desenvolvimento das capacidades de compreensão e produção de textos orais e escritos de modo a garantir a inserção social.           

Antes da palestra, o público pôde prestigiar ainda uma apresentação com Histórias pelos alunos da FAI Faculdades de Itapiranga, Suzane Buss e Eduardo Schlickmann. A Palestra com o Tema: Alfabetização e Letramento, foi ministrada pela professora Lisete Kaufmann da FAI- Faculdades  de Itapiranga. Graduada em Pedagogia Séries Iniciais e Disciplinas Pedagógica pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (1997), graduação em Ciências Matemática pela Fundação Universitária do Desenvolvimento do Oeste (1986), Especialização em educação e Tecnologias em Educação e Mestrado em Educação pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2006). Atualmente é estatutária – Secretaria de Estado de Desenv. Reg. de Itapiranga na função de Integradora de Ensino Médio e Profissional e professora nos Cursos de Graduação e de Pós-Graduação da FAI FACULDADES, atuando nas disciplinas: História da Educação e da Pedagogia; História da Educação Latinoamericana; Metodologia de ensino e aprendizagem Matemática; Metodologia de ensino e aprendizagem de Ciências; Espaço, cidadania e meio ambiente e Aprendizagem da Linguagem Matemática. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Fundamentos da Educação, Educação ambiental, mundo virtual, tecnologias da educação.            

A formação do professor não se encerra na conclusão do seu curso de graduação, mas se realiza continuadamente na sala de aula, onde dúvidas e conflitos aparecem a cada dia. E o PNAIC é umas das possibilidades de superação de dificuldades e a oportunidade de discutir com outros profissionais da educação, o que favorece a troca de experiências e propicia reflexões mais aprofundadas sobre a teoria e a prática. Assim, diferentes estratégias formativas promovem novas possibilidades de trabalho que poderão incrementar e melhorar a fazer pedagógico cotidiano.  

 

Fonte: Assessoria de Imprensa